The Term Competence in Official Documents that Standardize the Tilsp’s Performance: From Hierarchization to Specialization

Authors

  • Carlos Alberto Matias de Oliveira UFAL
  • Paulo Rogério Stella UFAL

Keywords:

Tilsp, Official documents, Active responsiveness, Neoliberalism

Abstract

This work proposes reflections on possible meanings constructed in the circulation of discourses that refer to the meaning of the term ‘competence,’ present in official documents that regulate the performance of Tilsp (Tradutores e Intérpretes de Libras e Português [Translators and Interpreters of Libras and Portuguese]). We start from the assumption that the meanings of a word are not completely static, but shift depending on the concrete situation and the interlocutors who use it. As a methodology, excerpts from official documents that regulate Tilsp’s activities were analyzed. By surveying possible interlocutors brought into the documents, we were able to verify that the meaning of ‘competence’ slowly shifts as the documents are produced in their respective times. Firstly, the use of the term points to a hierarchy, later, this meaning undergoes another shift towards the construction and delimitation of Tilsp’s professional work field. Finally, ‘competence’ moves to the labor market in the relationship between supplier and customer.

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Author Biographies

Carlos Alberto Matias de Oliveira, UFAL

É doutorando em Linguística Aplicada e Processos Textual-Enunciativos pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em Linguística Aplicada também pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Libras e Educação de Surdos pela Faculdade XV de Agosto, especialista Libras/Tils - Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Possui graduação em Letras - Português e graduando em Letras-Libras pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Libras e em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras e Língua Portuguesa na Universidade Federal de Alagoas, atuando no curso Letras - Libras e no Programa de Pós Graduação, stricto sensu, em Linguística e Literatura- PPGLL, da Faculdade de Letras/Ufal. Ademais, é membro do grupo de pesquisa Observatório da Linguagem em Uso (doravante Observu), desenvolvendo pesquisas sobre Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, estudos discursivos em Libras, estudos decoloniais e ensino de Libras

Paulo Rogério Stella, UFAL

Possui graduação em Letras - Lingüística pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). É professor associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas em Maceió na área de Licenciatura em Letras Libras. É líder do grupo de pesquisa ObservU - Observatório da Linguagem em Uso. É editor executivo de língua inglesa da Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso desde 2021. Pesquisa na linha de pesquisa de Linguística Aplicada e Análise Dialógica do Discurso. Tem interesse em ensino de línguas e suas metodologias, análise do discurso do ponto de vista dialógico, formação de professores com foco na coconstrução de conhecimentos, ensino e aprendizagem de línguas por meio de processos interativos e dialógicos, estudos da cultura na relação entre grande e pequeno tempo, verbo-visualidade e suas manifestações na sociedade contemporânea.

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Published

2023-11-27

How to Cite

Matias de Oliveira, C. A., & Rogério Stella, P. (2023). The Term Competence in Official Documents that Standardize the Tilsp’s Performance: From Hierarchization to Specialization . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 18(4). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/58940

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