O discurso acadêmico de professores de inglês sobre a internacionalização no contexto do Seminário Internacional da ABRALITEC

Autores

Palavras-chave:

Enunciado, Discurso acadêmico, Internacionalização, Ensino de inglês, Análise dialógica do discurso

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o discurso acadêmico de professores de inglês sobre a internacionalização no contexto do Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (2020). A partir da Análise Dialógica do Discurso, é analisado um corpus de cinco resumos de comunicações orais publicados no caderno de resumos da terceira edição do evento. A análise dos dados aponta para a internacionalização relacionada, predominantemente, à aprendizagem da língua inglesa, e, menos frequentemente, a uma necessidade institucional, revelando relações dialógicas entre o discurso acadêmico, o teórico, o oficial e o publicitário. No palco de encontro de opiniões, duas perspectivas sobre a internacionalização se complementam: uma voltada para a função da educação integral e outra voltada para a conformação institucional em um cenário internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2009), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró (IFRN), onde atua no ensino de inglês em cursos técnicos de nível médio, na Especialização em Educação e Contemporaneidade, no Mestrado em Ensino (POSENSINO) e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT).

Referências

ALMEIDA, J. Internacionalização da educação/ensino superior. Sociologias, Porto Alegre, v. 22, n. 54, p.9-19, maio/ago. 2022. Disponível em https://www.scielo.br/j/soc/a/vL457swh3cRPjbNZXNxBW5J/?lang=pt. Acesso em: 23 nov. 2022.

AMORIM, G. B.; FINARDI, K. R. The Road(s) Not Taken and Internationalization in Brazil: Journey or Destination?. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 44, n. 1, p.e55211, set. 2022. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/55211. Acesso em: 23 nov. 2022.

ARAÚJO-SILVA, G. B.; COSTA, M. R. S.; SQUINCA, J. P. (org.). III Seminário Internacional da ABRALITEC – Abordagens críticas no ensino de língua e literaturas anglófonas na Rede Federal de Educação em uma sociedade polarizada: perspectivas, embates e resistências. Caderno de resumos do III Seminário Internacional da ABRALITEC, 25, 26 e 27 de novembro de 2020. Ouro Preto, MG, IFMG, 2020. Disponível em https://www.abralitec.com/caderno-de-resumos-iii-siabralitec. Acesso em: 23 nov. 2022.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016a. p.11-70.

BAKHTIN, M. O texto na linguística, na filosofia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016b. p.71-107.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

BOENAVIDES, D. L. Publicação e recepção das obras do Círculo de Bakhtin no Brasil: a consolidação da análise dialógica do discurso. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo, v. 17, n. 4, p.104–131, out./dez. 2022. Disponível em https://www.scielo.br/j/bak/a/XX4t3D6JCNpXSkTPCFfLtnJ/. Acesso em: 23 nov. 2022.

BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. p.9-31.

BRAIT, B. Problemas da poética de Dostoiévski: a recepção brasileira. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo, v. 16, n. 2, p.70-89, abr./jun. 2021. Disponível em https://www.scielo.br/j/bak/a/fsCcnXWgmRdWJN3bd9BXjBG/?lang=pt. Acesso em: 23 nov. 2022.

BRAIT, B.; MELO, R. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. p.61-78.

BRAIT, B.; PISTORI, M. H. C. Marxismo e filosofia da linguagem: a recepção de Bakhtin e o Círculo no Brasil. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo, v. 15, n. 2, p.33-63, jun. 2020. Disponível em https://www.scielo.br/j/bak/a/Vms7Tfxf9w79mkmn93xcjyC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 nov. 2022.

CARNEIRO, K. Z. S.; LIMA, S. C. Emotions in a Brazilian Teacher’s Experience Report on Remote English Teaching during the COVID-19 Pandemic. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p.68-93, maio 2022. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbla/a/hjzZTKsnGqNByHKK8Fj9zYG/?lang=en. Acesso em: 23 nov. 2022.

CARVALHO, T. L.; COSTA JUNIOR, J. V. L.; LIMA, S. C. Apresentação. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 1, p.5-11, 2022. Disponível em https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8607. Acesso em: 23 nov. 2022.

FINARDI, K. R.; PORCINO, M. C. Technology and Methodology in ELT: Impacts of Globalization and Internationalization. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 66, jan./jun. 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/ides/a/nJqphLP8s4hp4zBLsTWrPLc/?lang=en#. Acesso em: 23 nov. 2022.

FINARDI, K.; SANTOS, J.; GUIMARÃES, F. A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal. Interfaces Brasil/Canadá, Canoas, v. 16, n. 1, p.233-255, 2016. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/7514. Acesso em: 23 nov. 2022.

GUIMARÃES, R.; SILVA, K. A. da. Políticas linguísticas para a internacionalização da educação: Um olhar decolonial a partir dos institutos federais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 1, p.33-56, 2022. Disponível em https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8529. Acesso em: 23 nov. 2022.

LIMA, S. Ensino de inglês na escola pública em perspectiva INdisciplinar e dialógica. Revista da Anpoll, Campinas, v. 52, n. 2, p.138-156, nov. 2021a. Disponível em https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1556. Acesso em: 23 nov. 2022.

LIMA, S. C. Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 20, p.e12004, 2021b. Disponível em https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12004. Acesso em: 23 nov. 2022.

LIMA, S. C. The Academic Discourse of English Teachers from a Dialogical Perspective. SciELO Preprints, ago. 2022. Disponível em https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4659/version/4936. Acesso em: 23 nov. 2022.

MOITA LOPES, L. P. Fotografias da Linguística Aplicada no campo de línguas estrangeiras no Brasil. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 15, n. especial, p.419-435, 1999. Disponível em https://www.scielo.br/j/delta/a/wNStVc6DXyhd597QFhYbdBd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 23 nov. 2022.

MOROSINI, M. Apresentação. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p.288-292, set./dez. 2017. Disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/30004. Acesso em: 23 nov. 2022.

PEREIRA, L. S. M.; SILVA, K. A. Representações discursivas sobre internacionalização por professores de inglês em formação continuada. Revista Educação em Questão, Natal, v. 59, n. 59, p.1-24, e-25293, jan./mar. 2021. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/25293. Acesso em: 23 nov. 2022.

PEREIRA, R. A.; BRAIT, B. Revisitando o estudo/estatuto dialógico da palavra-enunciado. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 20, n. 1, p.125-141, jan./abr. 2020. Disponível em https://www.scielo.br/j/ld/a/tbF5QkqLXhFDMCNGzQ6DMXv/?lang=pt#. Acesso em: 23 nov. 2022.

RENNIE, C. Capitalismo publicitário: uma análise crítica dos cartões promocionais de LEMCO do início do século XX. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo, v. 15, n. 4, p.172-192, out./dez. 2020. Disponível em https://www.scielo.br/j/bak/a/8K8cPKjVhzhbr7fXpBkqQGP/?lang=pt. Acesso em: 23 nov. 2022.

ROHLING, N. A pesquisa qualitativa e análise dialógica do discurso: caminhos possíveis. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 15, v. 2, p.44-60, 2014. Disponível em https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/7561. Acesso em: 23 nov. 2022.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, Notas e Glossário de Sheila Grillo; Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2018.

Publicado

2023-09-20

Como Citar

de Carvalho Lima, S. (2023). O discurso acadêmico de professores de inglês sobre a internacionalização no contexto do Seminário Internacional da ABRALITEC. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 18(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/59977

Edição

Seção

Artigos