O discurso acadêmico de professores de inglês sobre a internacionalização no contexto do Seminário Internacional da ABRALITEC

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Palabras clave:

Enunciado, Discurso acadêmico, Internacionalização, Ensino de inglês, Análise dialógica do discurso

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o discurso acadêmico de professores de inglês sobre a internacionalização no contexto do Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (2020). A partir da Análise Dialógica do Discurso, é analisado um corpus de cinco resumos de comunicações orais publicados no caderno de resumos da terceira edição do evento. A análise dos dados aponta para a internacionalização relacionada, predominantemente, à aprendizagem da língua inglesa, e, menos frequentemente, a uma necessidade institucional, revelando relações dialógicas entre o discurso acadêmico, o teórico, o oficial e o publicitário. No palco de encontro de opiniões, duas perspectivas sobre a internacionalização se complementam: uma voltada para a função da educação integral e outra voltada para a conformação institucional em um cenário internacional.

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Biografía del autor/a

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2009), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró (IFRN), onde atua no ensino de inglês em cursos técnicos de nível médio, na Especialização em Educação e Contemporaneidade, no Mestrado em Ensino (POSENSINO) e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT).

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Publicado

2023-09-20

Cómo citar

de Carvalho Lima, S. (2023). O discurso acadêmico de professores de inglês sobre a internacionalização no contexto do Seminário Internacional da ABRALITEC. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 18(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/59977

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Sección

Artigos