Presença de São Tomás de Aquino na construção da narrativa medieval sobre o dinheiro

Autores

  • Thiago Martins Prado UNEB / CNPq-PQ2

Palavras-chave:

Narrativas econômicas, Tomás de Aquino, Idade Média

Resumo

Limitando-se à ordenação moral do comércio defendida por Aquino, afirma-se que, como efeito inverso de  estancar a interpretação, a Suma teológica tanto motivou a alimentação do imaginário cristão em narrativas como A divina comédia, de Dante Alighieri, de modo a ampliar a reflexão sobre as categorias dos pecadores pelo dinheiro, como também forneceu subsídios para a construção de antimodelos em parte das narrativas emolduradas da obra Contos da Cantuária, de Geoffrey Chaucer, recheada de tipos avarentos, simoníacos e fraudadores. Este artigo objetiva apresentar as instruções de Aquino a respeito dos usos do dinheiro, cotejando, em alguns momentos, com textos literários. Para isso, passagens bíblicas, comentadores da Bíblia de tradição católica e textos de economistas são trazidos à medida que o texto da Suma teológica é analisado. Teóricos do pensamento cristão, como Agostinho e Boécio, e do pensamento econômico, como Molina e Robbins, são utilizados.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Martins Prado, UNEB / CNPq-PQ2

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia e Membro Correspondente da Academia de Letras de Aracaju, Thiago Martins Prado é pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio (2019), doutor em Letras pela UFBA (2011), possui mestrado em Letras pela UFBA (2005), especialista em Linguística Aplicada pela FSG (2021) e graduou-se em Letras Vernáculas (licenciatura e bacharelado) pela UFBA (2002). Integra a equipe de permanentes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL-Uneb) e do Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/LNCC/SENAI-CIMATEC), compõe a equipe de professores do Curso de Letras do DCHT XXIII no Campus de Seabra-Uneb. É membro titular do Comitê Institucional de Iniciação Científica da Uneb, responsável pela Área de Letras, Linguística e Artes. Como poeta, autor de A inutilidade das (p)arcas (FUNCEB, 2002) e de A reutilização das pedras (Editora UFS, 2010); como estudioso da área de Linguagens, autor de Utopia política, vanguarda e ritual: linguagem e temporalidade na poesia de Mário Jorge (Editora UFS, 2008), de Deus morto, Deus posto: o sagrado e a sexualidade na poesia de Araripe Coutinho (Editora UFS, 2014) e A crise de 2008 sob uma perspectiva da linguagem (Quarteto Editora, 2021). Coordenou a pesquisa Análise dos Descritores da Prova Brasil (2010) e coordenou a atividade de extensão Avaliação Diagnóstica em Língua Portuguesa (2013-2014). Coordenou a pesquisa O Romance de Palahniuk como Narrativa Alegórica da Crise Econômica Contemporânea (2014-2016), a pesquisa Análise da Personagem Polônio em William Shakespeare e em John Updike (2014-2016). Atualmente, desenvolve a pesquisa Estratégias literárias em discursos contemporâneos sobre crise, cujo subprojeto O Recurso Tropológico na Construção de Efeitos de Verdade em Narrativas da Crise Econômica de 2008 é financiado pelo Edital Universal 018/2021 do CNPq/MCTI/FNDCT (Processo: 405218/2021-4). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares sobre Contemporaneidade (EICon).

Referências

AGOSTINHO. A doutrina cristã: manual de exegese e formação cristã. Introdução e tradução do latim Nair de Assis Oliveira. 1ed. São Paulo: Paulus, 2002. (Patrística, 17)

ALIGHIERI, Dante. A divina comédia. Tradução José Pedro Xavier Pinheiro. 1. ed. São Paulo: eBooksBrasil.com, 2003.

AQUINO, Tomás de. Suma teológica. Tradução do latim de Carlos Josaphat. 1. ed. São Paulo: Permanência, 2018.

ARISTÓFANES. Um deus chamado dinheiro ou Pluto. Tradução do grego Mário da Gama Kury. 1ed. In: ARISTÓFANES. Obra Completa. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p. 620-676.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco; Poética. Tradução do inglês Baby Abrão, Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. 2. ed. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1991.

ARISTÓTELES. Poética; Organon; Política; Constituição de Atenas. Tradução do grego, do inglês e do francês Baby Abrão, Pinharanda Gomes e Terezinha Monteiro Deustch. 6. ed. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.

AZPILCUETA, Martín de. Comentario resolutorio de cambios. 1. ed. Brussels: New Direction; Fundación Civismo, 2020.

BÍBLIA Sagrada. Tradução Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 27. ed. São Paulo: Salve Rainha, 2019.

BOÉCIO. A consolação da filosofia. Tradução do latim Willian Li. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Coordenação da tradução do francês Fabiana Komesu. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

CHAUCER, Geoffrey. Contos da Cantuária. Tradução do inglês moderno José Francisco Botelho. 1. ed. São Paulo: Penguin Classics; Companhia das Letras, 2013.

HOMERO. Odisseia. Tradução do grego Manoel Odorico Mendes. 4. ed. São Paulo: Atena Editora, 2009.

MÉNARD, René. Mitologia greco-romana v.1. Tradução do francês Aldo Della Nina. 1. ed. São Paulo: Opus, 1991a.

MÉNARD, René. Mitologia greco-romana v.3. Tradução do francês Aldo Della Nina. 1. ed. São Paulo: Opus, 1991b.

MERCADO, Tomás de. Summa de tratos y contratos: libros I y II. 1. ed. Brussels: New Direction; Fundación Civismo, 2020.

MOLINA, Luís de. La teoría del justo precio. 1. ed. Brussels: New Direction; Fundación Civismo, 2020.

OLIVEIRA, Roberson de; GENNARI, Adilson Marques. História do pensamento econômico. São Paulo: Saraiva, 2009.

PETTY, William. Obras econômicas. Tradução do inglês Luiz Henrique Lopes dos Santos e Paulo de Almeida. 2. ed. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

ROBBINS, Lionel. Um ensaio sobre a natureza e a importância da Ciência Econômica. Tradução do inglês Rogério Galindo. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

XENOFONTE. Econômico. Tradução do grego Anna Lia Amaral de Almeida Prado. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Prado, T. M. (2023). Presença de São Tomás de Aquino na construção da narrativa medieval sobre o dinheiro . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/60905

Edição

Seção

Artigos