A articulação de contextos curriculares e o uso de tecnologias digitais na construção de uma plataforma de Ciência Aberta

Autores

  • Elizabeth Cardoso Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
  • Diana Navas PUCSP
  • Fábio Roberto Lucas PUCSP
  • Maurício Pedro da Silva PUCSP

Palavras-chave:

Literatura e sociedade, Metodologias ativas, Ciência aberta, Contextos curriculares

Resumo

O artigo[1] relata uma experiência inacabada de pesquisa aplicada à docência, envolvendo articulação de diferentes disciplinas e contextos curriculares dentro de um programa de pós-graduação em literatura e crítica literária. Por meio do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e tecnologias digitais de informação e comunicação, buscamos pôr alguns dilemas constitutivos dos estudos literários em diálogo com noções e práticas da ciência aberta. Ao longo desse processo, formulamos as bases para construir uma plataforma digital que reunisse a produção das atividades de pesquisa desenvolvidas no contexto das disciplinas e a tornasse acessível para públicos e territórios socioculturais com os quais elas conversam. Promovendo o impacto social das pesquisas do programa, essa iniciativa suscita, enfim, um questionamento acerca dos modos de articulação entre contextos acadêmicos e sociais heterogêneos, tanto no interior da sala de aula conectada a outros ambientes quanto nas produções científicas abertas, acessíveis para diferentes públicos.

 

[1] O presente artigo é resultado da pesquisa “Metodologias ativas na pós-graduação: outros contextos no ensino, na pesquisa e na extensão”, realizada no período de 2022 a 2023, financiada pelo Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada à Docência (PIPAD) da PUC-SP, edital 11.929/2022.

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Biografia do Autor

Elizabeth Cardoso, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Professora doutora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Cardoso, E. P., Navas, D., Lucas, F. R., & da Silva, M. P. (2023). A articulação de contextos curriculares e o uso de tecnologias digitais na construção de uma plataforma de Ciência Aberta . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 18(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/62282

Edição

Seção

Artigos