Formação leitora de jovens brasileiros e portugueses: suportes, títulos e autores

Autores

  • Patrícia Cardoso Batista Universidade Estadual de Londrina
  • Ângela Balça Universidade de Évora
  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Suporte de leitura, Jovens, Escola

Resumo

Neste artigo, apresentamos a análise de um recorte dos dados de uma pesquisa realizada com jovens brasileiros e portugueses. O objetivo é identificar os suportes textuais utilizados para a leitura literária, bem como os autores e obras mais lidos por esse público, a fim de refletir sobre as influências subjacentes a essas escolhas. Para tanto, analisamos as respostas dadas a um questionário aplicado aos estudantes do último ano do Ensino Médio dos dois contextos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa, com aporte teórico em Barthes (2004), Balça e Costa (2017), Pennac (1993), Petit (2009), Todorov (2010), entre outros que discorrem sobre a temática. Os resultados mostram que os jovens preferem ler obras literárias no suporte impresso, as quais são eleitas, na maioria, conforme as exigências das instituições escolares e mercado editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com período sanduíche na Universidade de Évora (UE). Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2019). 

Ângela Balça , Universidade de Évora

Professora na Universidade de Évora. Doutora em Ciências da Educação. 

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Professora na Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação. 

Referências

BALÇA, Ângela. Educação literária na escola. Antares, [S. l.], v. 15, n. 36, p. 1-21, 2023. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11259. Acesso em: 27 out. 2023.

BALÇA, Ângela; COSTA, Paulo Lampreia. Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 201–220, 2017. DOI: 10.14393/ER-v24n1a2017-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/37674. Acesso em: 20 abr. 2023.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BATISTA, Patrícia Cardoso. Formação de leitores literários no Ensino Médio: tecendo histórias. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226136. Acesso em: 22 fev. 2023.

BATISTA, Patrícia Cardoso; LIMA, Sheila Oliveira. Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes. Antares, [S.l]. v. 14, n. 32, jan./abr. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18226/19844921.v14.n32.06. Acesso em: 03 abr. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Lei n. 13.696, de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Leitura e Escrita. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Lei/L13696.htm. Acesso em: 03 abr. 2023.

BRASIL. PNLD Literário 2020. Ministério da Educação. Brasília. 2020.

CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com a literatura. São Paulo: Atual, 2005.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL: CGI.Br. TIC Kids online Brasil. 2014: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: CGI.Br; 2015. Disponível em: http://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2014_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 17 mar. 2023.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

COSTA, Paulo Lampreia; AZEVEDO, Fernando Fraga. Do perfil humanista às Aprendizagens Essenciais: por que recantos da escola anda a literatura? In: SOUZA, Renata Junqueira. J.; TORRIJOS, C. C.; BALÇA, A. Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas educativas e formação docente São Paulo: Educação Literária, 2020. p. 265-286.

DALVI, Maria Amélia. Educação literária: história, formação e experiências. In: DALVI, Maria Amélia; SILVA, Arlene Batista; SOUZA, Renata Junqueira; BATISTA, Ana Karen Costa (org.). Literatura e educação: história, formação e experiência. Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro: Brasil Multicultural, 2018.

FAILA, Zoara. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/12/5a_edicao_Retratos_da_Leitura-_IPL_dez2020-compactado.pdf. Acesso em: 17 mar. 2023.

JOUVE, Vincent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Tradução de Amaury C. et. al. São Paulo: Alameda, 2013. p. 53-65.

LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2010.

LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

LIMA, Sheila Oliveira. Percursos impertinentes na formação de leitores. In: SANTOS, Adilson; LIMA, Sheila Oliveira; PASCOLATI, Sônia (org.). Trilhas literárias na pesquisa e no ensino: dez anos de Profletras-UEL. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. p. 17-38.

LOBO, Camila Teixeira. Gostar de ler: o mangá na formação de leitores. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/24502. Acesso em: 03 maio 2023.

OLIVEIRA, Eloiza Silva Gomes. Adolescência, internet e tempo: desafios para a Educação. Educar em Revista, n. 64, p. 283–298, abr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47048. Acesso em: 03 maio 2023.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Tradução de Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PETIT, Michéle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

PNL (2027). Catálogo PNL. Disponível em: https://pnl2027.gov.pt/np4/livrospnl?cat_livrospnl=catalogo_blx. Acesso em: 03 maio 2023.

PNL (2027). Plano de atividades 2022. Disponível em: https://www.pnl2027.gov.pt/np4EN/file/8/PNL2027.PAA.2022.pdf. Acesso em: 03 maio 2023.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Aprendizagens Essenciais. República Portuguesa, agosto 2018. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario. Acesso em: 03 maio 2023.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Leitura. Disponível em: https://pnl2027.gov.pt/np4/home. Acesso em: 03 maio 2023.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, v. 9, n. 5, Sept./Oct. 2001.

RIBEIRO, Ana Elisa. Sem modo avião: jovens e leitura de livros, hoje. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 93-108, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v25i1p93-108. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/159026. Acesso em: 19 set. 2023.

ROSÁRIO, Carlos Manuel Barbas do. O lugar da leitura de livros nas práticas culturais dos estudantes do ensino secundário e o papel das bibliotecas escolares: uma pesquisa extensiva no distrito de Portalegre. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade de Évora, Évora, Portugal, 2018. Disponível em: https://rdpc.uevora.pt/handle/10174/24486. Acesso em: 03 maio 2023.

SABBAG, Daise Maria Antonio; SILVA, Bruna Daniele de Oliveira. Organização do conhecimento na era da cultura de convergência: as fanfictions e a curadoria classificatória. RACIn - Revista Analisando em Ciência da Informação, [S.l], v. 5, n. 2, p. 47-64, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/98881. Acesso em: 03 maio 2023.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

VIVEIRO, Carolina; MARQUES, Marília; PASSADOURO, Rui; MOLEIRO, Pascoal. Os adolescentes e a Internet: padrões de (ab)uso. Adolesc. Saúde, [S.l], v. 11, n. 2, p. 7-18, 2014. https://www.researchgate.net/publication/277890059_Os_adolescentes_e_a_internet_padroes_de_abuso_Teens_and_the_internet_patterns_of_abuse. Acesso em: 03 maio 2023.

ZAMARIAM, Franciela Silva. Cartas à mesa: o ensino da leitura literária através do RPG. Orientadora: Sheila Oliveira Lima. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000218592. Acesso em: 15 fev. 2023.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1991.

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Batista, P. C., Balça , Ângela ., & Lima, S. O. . (2024). Formação leitora de jovens brasileiros e portugueses: suportes, títulos e autores . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/64023

Edição

Seção

Artigos