Ler e sentir: a representação multimodal das emoções na literatura infantil digital

Autores

Palavras-chave:

Literatura infantil digital, Aplicativos literários, Emoções, Multimodalidade, Fenomenologia

Resumo

A literatura digital articula novas maneiras de construção de uma experiência estética e emocional aos leitores na infância. Este artigo reflete acerca da emoção e da afetividade na literatura digital por meio da análise de três aplicativos literários voltados a crianças. Para lidar com o complexo fenômeno da experiência afetiva e emocional na leitura digital, um referencial teórico interdisciplinar é proposto, relacionando a fenomenologia de Merleau-Ponty à semiótica social multimodal de Kress e van Leeuwen. O corpus inclui os aplicativos Little Red Riding Hood, da produtora Nosy Crow, The Monster at the End of This Book, de Jon Stone e Michael Smollin, e Macaco de chapéu, de Chris Haughton. A análise indica como os diferentes recursos semióticos são utilizados na representação das emoções e na sugestão de tensão emocional ao leitor infantil, tendo como centralidade a questão da corporeidade e a relação intrínseca entre os corpos e a experiência emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Frederico, USP

Pesquisadora nas áreas do livro, leitura e literatura infantil, produção editorial e multimodalidade, com enfoque na literatura infantil digital. Professora no curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP e fundadora do coletivo Leitura na Tela. Foi professora no curso de Produção Editorial da ECO-UFRJ (2020-2023). Doutora em educação e literatura infantil pela Universidade de Cambridge, Reino Unido (2018). Pós-doutorado em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP. Co-organizadora com Beth Cardoso do livro Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. Foi pesquisadora na Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio (2018-2023) e pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia - Berkeley, EUA (2018) e no grupo de pesquisa GRETEL da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha (2014). Mestre em Literatura Infantil pela Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá (2014). Graduada em Editoração pela ECA-USP (2005). Especialista em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac (2008) e em Edição pela Universidade Complutense de Madrid e Siale, Espanha (2010). Membro do corpo editorial do periódico acadêmico International Research in Children's Literature, e membro do conselho editorial do periódico Bookbird (Ibby). Votante nos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Participação no corpo de jurados do Festival ComKids Interativo, na categoria livro digital (pré-juri). Membro dos grupos de pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital, Voz Escrita Infantil e Juvenil e do Núcleo de Pesquisas em Cultura Escrita Digital (NEPCED/CEALE/UFMG). Membro da International Research Society for Children's Literature, do GP de Produção Editorial da Intercom e do GT de Literatura Digital da Anpoll. 

Referências

AARSETH, Espen J. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore, Md: Johns Hopkins University Press, 1997.

BAUMGARTEN, Alexander. Estética: a lógica da arte e do poema. Tradução de Míriam Sutter Medeiros. Petrópolis: Vozes, 1993.

BRAZÃO, José Carlos Chaves. Afecção e afeto em Spinoza e Daniel Stern. Ayvu: Revista de Psicologia, v. 4, n. 2, pp. 77-95, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ayvu/article/view/22240. Acesso em: 28 abr. 2024.

CHATMAN, Seymour Benjamin. Story and Discourse: Narrative Structure in Fiction and Iilm. Ithaca, NY; London, UK; Cornell University Press, 1978.

CHKLOVSKI, Viktor. A arte como procedimento. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Tradução de Ana Mariza Ribeiro. Porto Alegre: Editora Globo, 1971.

COLOMBETTI, Giovanna. The Feeling Body: Affective Science Meets the Enactive Mind. Cambridge, Mass.; London, UK: The MIT Press, 2014.

EKMAN, Paul.; KELTNER, Dacher. Universal Facial Expressions of Emotion: An Old Controversy and New Findings. In: ULLICA SEGERSTRÅLE; Peter Molnár (org.). Nonverbal Communication: Where Nature Meets Culture. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 1997. pp. 27-46. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/55476. Acesso em: 28 abr. 2024.

FREDERICO, Aline. Children Making Meaning with Literary Apps: A 4-Year-Old Encounter with The Monster at the End of This Book. Paradoxa, v. 29, pp. 43-64, 2017.

FREDERICO, Aline. Embodiment and Agency in Digital Reading: Preschoolers Making Meaning with Literary Apps. Orientadora: Dra. Fiona Maine. Co-orientadora: Dra. Maria Nikolajeva. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Homerton College e Faculty of Education, Universidade de Cambridge, Cambridge, 2018. 332 f. https://doi.org/10.17863/CAM.31007. Disponível em: https://www.repository.cam.ac.uk/handle/1810/283637. Acesso em: 28 abr. 2024.

FREDERICO, Aline. Lendo um aplicativo: perspectivas da construção de sentido na leitura literária digital na primeira infância. Perspectiva, v. 39, n. 1, pp. 1-25, 2021. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66013. Acesso em: 28 abr. 2024.

HAUGHTON, Chris. Macaco de chapéu. Fox & Sheep, 2015. Versão 1.8 (2017). Aplicativo disponível para sistema iOS Apple em https://apps.apple.com/br/app/macaco-de-chap%C3%A9u/id904565251. Aplicativo disponível para sistema Android em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobileventures.HatMonkey&hl=ptBR&gl=US.

KRESS, Gunther. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York, NY; London, UK: Routledge, 2010.

MACKEY, Margaret. Digital Picturebooks. In: ARIZPE, Evelyn; STYLES, Morag (org.). Children Reading Picturebooks: Interpreting Visual Texts. 2. ed. London, UK; New York, NY: Routledge, 2016. pp. 169-179.

MAR, Raymond A.; OATLEY, Keith; DJIKIC, Maja; MULLIN, Justin. Emotion and Narrative Fiction: Interactive Influences Before, During, and After Reading. Cognition & Emotion, v. 25, n. 5, pp. 818-833, 2011. DOI: 10.1080/02699931.2010.515151. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02699931.2010.515151. Acesso em: 28 abr. 2024.

MCCLOUD, Scott. Understanding Comics: The Invisible Art. New York, NY: HarperPerennial, 1994.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORAES, Giselly Lima de. Trilha sonora de aplicativos para crianças e educação literária. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. 246 f. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20840. Acesso em: 28 abr. 2024.

NIKOLAJEVA, Maria. Reading Other People’s Minds Through Word and Image. Children’s Literature in Education, v. 43, n. 3, pp. 273-291, 2012. https://doi.org/10.1007/s10583-012-9163-6. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10583-012-9163-6. Acesso em: 28 abr. 2024.

NORRIS, Sigrid. Analyzing Multimodal Interaction: A Methodological Framework. New York, NY: Routledge, 2004.

NOSY CROW; BRYAN, Ed. Little Red Riding Hood. Nosy Crow, 2011. Versão 2.0.1 (2011). Aplicativo previamente disponível para iOS Apple em: https://apps.apple.com/us/app/little-red-riding-hood-nosy/id626696483?ls=1

PIERCE, Charles S. Semiótica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. 3. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.

STONE, Jon; SMOLLIN, Michael. The Monster at the End of this Book. Sesame Street, 2010. Versão 6.0 (2020). Aplicativo disponível para sistema iOS Apple em: https://apps.apple.com/us/app/the-monster-at-the-end/id409467802. Aplicativo disponível para sistema Android em: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.sesameworkshop.monsterone.play&hl=en_US&gl=US.

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Frederico, A. (2024). Ler e sentir: a representação multimodal das emoções na literatura infantil digital . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/64214

Edição

Seção

Artigos