Ler e sentir: a representação multimodal das emoções na literatura infantil digital
Palavras-chave:
Literatura infantil digital, Aplicativos literários, Emoções, Multimodalidade, FenomenologiaResumo
A literatura digital articula novas maneiras de construção de uma experiência estética e emocional aos leitores na infância. Este artigo reflete acerca da emoção e da afetividade na literatura digital por meio da análise de três aplicativos literários voltados a crianças. Para lidar com o complexo fenômeno da experiência afetiva e emocional na leitura digital, um referencial teórico interdisciplinar é proposto, relacionando a fenomenologia de Merleau-Ponty à semiótica social multimodal de Kress e van Leeuwen. O corpus inclui os aplicativos Little Red Riding Hood, da produtora Nosy Crow, The Monster at the End of This Book, de Jon Stone e Michael Smollin, e Macaco de chapéu, de Chris Haughton. A análise indica como os diferentes recursos semióticos são utilizados na representação das emoções e na sugestão de tensão emocional ao leitor infantil, tendo como centralidade a questão da corporeidade e a relação intrínseca entre os corpos e a experiência emocional.
Downloads
Referências
AARSETH, Espen J. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore, Md: Johns Hopkins University Press, 1997.
BAUMGARTEN, Alexander. Estética: a lógica da arte e do poema. Tradução de Míriam Sutter Medeiros. Petrópolis: Vozes, 1993.
BRAZÃO, José Carlos Chaves. Afecção e afeto em Spinoza e Daniel Stern. Ayvu: Revista de Psicologia, v. 4, n. 2, pp. 77-95, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ayvu/article/view/22240. Acesso em: 28 abr. 2024.
CHATMAN, Seymour Benjamin. Story and Discourse: Narrative Structure in Fiction and Iilm. Ithaca, NY; London, UK; Cornell University Press, 1978.
CHKLOVSKI, Viktor. A arte como procedimento. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Tradução de Ana Mariza Ribeiro. Porto Alegre: Editora Globo, 1971.
COLOMBETTI, Giovanna. The Feeling Body: Affective Science Meets the Enactive Mind. Cambridge, Mass.; London, UK: The MIT Press, 2014.
EKMAN, Paul.; KELTNER, Dacher. Universal Facial Expressions of Emotion: An Old Controversy and New Findings. In: ULLICA SEGERSTRÅLE; Peter Molnár (org.). Nonverbal Communication: Where Nature Meets Culture. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 1997. pp. 27-46. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/55476. Acesso em: 28 abr. 2024.
FREDERICO, Aline. Children Making Meaning with Literary Apps: A 4-Year-Old Encounter with The Monster at the End of This Book. Paradoxa, v. 29, pp. 43-64, 2017.
FREDERICO, Aline. Embodiment and Agency in Digital Reading: Preschoolers Making Meaning with Literary Apps. Orientadora: Dra. Fiona Maine. Co-orientadora: Dra. Maria Nikolajeva. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Homerton College e Faculty of Education, Universidade de Cambridge, Cambridge, 2018. 332 f. https://doi.org/10.17863/CAM.31007. Disponível em: https://www.repository.cam.ac.uk/handle/1810/283637. Acesso em: 28 abr. 2024.
FREDERICO, Aline. Lendo um aplicativo: perspectivas da construção de sentido na leitura literária digital na primeira infância. Perspectiva, v. 39, n. 1, pp. 1-25, 2021. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66013. Acesso em: 28 abr. 2024.
HAUGHTON, Chris. Macaco de chapéu. Fox & Sheep, 2015. Versão 1.8 (2017). Aplicativo disponível para sistema iOS Apple em https://apps.apple.com/br/app/macaco-de-chap%C3%A9u/id904565251. Aplicativo disponível para sistema Android em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobileventures.HatMonkey&hl=ptBR&gl=US.
KRESS, Gunther. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York, NY; London, UK: Routledge, 2010.
MACKEY, Margaret. Digital Picturebooks. In: ARIZPE, Evelyn; STYLES, Morag (org.). Children Reading Picturebooks: Interpreting Visual Texts. 2. ed. London, UK; New York, NY: Routledge, 2016. pp. 169-179.
MAR, Raymond A.; OATLEY, Keith; DJIKIC, Maja; MULLIN, Justin. Emotion and Narrative Fiction: Interactive Influences Before, During, and After Reading. Cognition & Emotion, v. 25, n. 5, pp. 818-833, 2011. DOI: 10.1080/02699931.2010.515151. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02699931.2010.515151. Acesso em: 28 abr. 2024.
MCCLOUD, Scott. Understanding Comics: The Invisible Art. New York, NY: HarperPerennial, 1994.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MORAES, Giselly Lima de. Trilha sonora de aplicativos para crianças e educação literária. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. 246 f. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20840. Acesso em: 28 abr. 2024.
NIKOLAJEVA, Maria. Reading Other People’s Minds Through Word and Image. Children’s Literature in Education, v. 43, n. 3, pp. 273-291, 2012. https://doi.org/10.1007/s10583-012-9163-6. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10583-012-9163-6. Acesso em: 28 abr. 2024.
NORRIS, Sigrid. Analyzing Multimodal Interaction: A Methodological Framework. New York, NY: Routledge, 2004.
NOSY CROW; BRYAN, Ed. Little Red Riding Hood. Nosy Crow, 2011. Versão 2.0.1 (2011). Aplicativo previamente disponível para iOS Apple em: https://apps.apple.com/us/app/little-red-riding-hood-nosy/id626696483?ls=1
PIERCE, Charles S. Semiótica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. 3. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
STONE, Jon; SMOLLIN, Michael. The Monster at the End of this Book. Sesame Street, 2010. Versão 6.0 (2020). Aplicativo disponível para sistema iOS Apple em: https://apps.apple.com/us/app/the-monster-at-the-end/id409467802. Aplicativo disponível para sistema Android em: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.sesameworkshop.monsterone.play&hl=en_US&gl=US.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.