Ler e sentir: a representação multimodal das emoções na literatura infantil digital

Autores/as

Palabras clave:

Literatura infantil digital, Aplicativos literários, Emoções, Multimodalidade, Fenomenologia

Resumen

A literatura digital articula novas maneiras de construção de uma experiência estética e emocional aos leitores na infância. Este artigo reflete acerca da emoção e da afetividade na literatura digital por meio da análise de três aplicativos literários voltados a crianças. Para lidar com o complexo fenômeno da experiência afetiva e emocional na leitura digital, um referencial teórico interdisciplinar é proposto, relacionando a fenomenologia de Merleau-Ponty à semiótica social multimodal de Kress e van Leeuwen. O corpus inclui os aplicativos Little Red Riding Hood, da produtora Nosy Crow, The Monster at the End of This Book, de Jon Stone e Michael Smollin, e Macaco de chapéu, de Chris Haughton. A análise indica como os diferentes recursos semióticos são utilizados na representação das emoções e na sugestão de tensão emocional ao leitor infantil, tendo como centralidade a questão da corporeidade e a relação intrínseca entre os corpos e a experiência emocional.

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Biografía del autor/a

Aline Frederico, USP

Pesquisadora nas áreas do livro, leitura e literatura infantil, produção editorial e multimodalidade, com enfoque na literatura infantil digital. Professora no curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP e fundadora do coletivo Leitura na Tela. Foi professora no curso de Produção Editorial da ECO-UFRJ (2020-2023). Doutora em educação e literatura infantil pela Universidade de Cambridge, Reino Unido (2018). Pós-doutorado em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP. Co-organizadora com Beth Cardoso do livro Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. Foi pesquisadora na Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio (2018-2023) e pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia - Berkeley, EUA (2018) e no grupo de pesquisa GRETEL da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha (2014). Mestre em Literatura Infantil pela Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá (2014). Graduada em Editoração pela ECA-USP (2005). Especialista em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac (2008) e em Edição pela Universidade Complutense de Madrid e Siale, Espanha (2010). Membro do corpo editorial do periódico acadêmico International Research in Children's Literature, e membro do conselho editorial do periódico Bookbird (Ibby). Votante nos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Participação no corpo de jurados do Festival ComKids Interativo, na categoria livro digital (pré-juri). Membro dos grupos de pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital, Voz Escrita Infantil e Juvenil e do Núcleo de Pesquisas em Cultura Escrita Digital (NEPCED/CEALE/UFMG). Membro da International Research Society for Children's Literature, do GP de Produção Editorial da Intercom e do GT de Literatura Digital da Anpoll. 

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Publicado

2024-08-14

Cómo citar

Frederico, A. (2024). Ler e sentir: a representação multimodal das emoções na literatura infantil digital . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/64214

Número

Sección

Artigos