Entoação visual negra em experimento audiovisual de Arthur Jafa

Autores

Palavras-chave:

Cinema negro, Discurso audiovisual, Entoação visual negra, Forma estético-política, Voz

Resumo

O objeto de estudo do presente artigo é o conceito de entoação visual negra formulado pelo multiartista Arthur Jafa no vídeo-ensaio Love Is the Message, the Message Is Death (2016). Com o objetivo de descobrir a singularidade do cinema negro na composição fílmica, o artista construiu um experimento e examina como memórias encarnadas afloram sob forma de cantos e danças, realinhando formas culturais tradicionais que a travessia diaspórica dispersou. Conclui-se, assim, que a singularidade estético-política do cinema negro emerge na entoação verbi-voco-visual negra que, assim, exterioriza energias interiores interativas e organiza um espaço crítico-discursivo no qual pessoas pretas podem falar de si, de seus desejos, sonhos e aflições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Machado, USP

Livre Docente em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo; Professora da Escola de Comunicações e Artes e do PPG em Meios e Processos Audiovisuais da USP. Bolsista CNPq, PQ-1D. Pesquisa e orienta trabalhos no campo da Semiótica da comunicação na cultura

Referências

BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 4. ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

BERNARDET, Jean-Claude. Metamorfoses das mães nagô. Filme Cultura: O negro no cinema brasileiro, Rio de Janeiro, n. 40, p. 28-29, 1982.

BERND, Zilá. A questão da negritude. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Space and Narrative in the Films of Ozu. Screnn, Oxford, vol. 17, n. 2, 1976, p. 41-73.

BRODY, Richard. One of the Greatest Movies About Jazz. The New Yorker, New York, 11 de março de 2022. Disponível em: https://www.newyorker.com/culture/culture-desk/one-of-the-greatest-movies-about-jazz. Acesso em 15 jan. 2024.

CÉSAIRE, Aimé. Cahier d’un retour au pays natal [1939]. Paris: Présence Africaine, 1983.

DIOUF, Mamadou; NWANKWO, Ifeona Kiddoe (Eds.). Rhythms of the Afro-Atlantic World: Rituals and Remembrances. Michigan: University of Michigan Press, 2010.

DU BOIS, W.E.B. As almas do povo negro. Tradução Alexandre Boide. Prefácio Silvio Almeida. São Paulo: Veneta, 2021.

FERREIRA, Ligia F. Negritude, negridade, negrícia: história e sentidos de três conceitos viajantes. Via Atlântica, São Paulo, v. 7, n.1, p. 163-184, 2006, https://doi.org/10.11606/va.v0i9.50048. Disponível em: https://www.revistas.usp. br/viaatlantica/article/view/50048. Acesso em 19 jan. 2024.

GADELHA, Kaciano. O som da negridade. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 65, n.2, p. 1-18, 2022, http://dx.doi.org/ 10.11606/1678- 9857.ra.2022.197958. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/197958. Acesso em 19 jan. 2024.

GERMANO, B. Treze instituições de arte exibirão filme de Arthur Jafa simultaneamente. In: Artequeacontece (multiplataforma). São Paulo, 25 de junho de 2020. Disponível em: https://www.artequeacontece.com.br/treze-instituicoes-de-arte-exibirao-filme-de-arthur-jafa-simultaneamente/. Acesso em 18 jan. 2024.

HAMPATÉ BÂ, A. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (ed.). História geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Ed. rev. Brasilia: UNESCO, v. 2, 2010.

IVANOV, V.V. The Science of Semiotics. New Literary History, 1978, 9(2): p. 199-204. Disponível em: www.jstor.org/ stabel/468569. Acesso em: 10 fev. 2024.

IVANOV, V. V. et al. Theses on the Semiotic Study of Cultures (As Aplied to Slavic Texts. Semiotics Sign Systems Studies, n. 1, 1998.

JAFA, Arthur. Black Visual Intonation. In: O’MEALLY, Robert G. (Ed.). The Jazz Cadence of American Culture. New York: Columbia University Press, 1998.

JAFA, Arthur; CAMPT, Tina M. Love Is the Message, the Plan is Death. E-flux Journal#, New York, n. 81, 2017. Disponível em: https://www.e-flux.com/journal/81/126451/love-is-the-message-the-plan-is-death/. Acesso em 19 jan. 2024.

LOTMAN, Iuri. A estrutura do texto artístico. Tradução Maria do Carmo V. Raposo e Alberto Raposo. Lisboa: Estampa, 1978.

LOTMAN, Iúri M. Mecanismos imprevisíveis da cultura. Organização, Edição, Tradução, Notas e Índice Remissivo de Irene Machado. São Paulo: HUCITEC, 2022.

LOTMAN, Juri. Culture and Explosion. Translated by Wilma Clark. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2009.

LOTMAN, Juri. M. Primary and Secondary Communication-Modeling Systems. In: Soviet Semiotics: An Introduction. Edited, Translated, Introduction Daniel P. Lucid. Baltimore; London: The Johs Hopkins University Press, 1977.

LOVE IS THE MESSAGE, THE MESSAGE IS DEATH. Direção de Arthur Jafa. EUA: Emory University, 2013, 7 minutos e 23 segundos, colorido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lKWmx0JNmqY. Acesso em 18 jan. 2024.

MACHADO, Irene. O conceito de ideologema na criação artística da obra de Dostoiévski. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 16(2): p. 129-152, abril-jun. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/48601. Acesso em 25 abr. 2024.

MACHADO, Livia C. Souza. Semioses das imersões sci-nestésicas: uma diagramática das obras de arte em espaços expositivos. Tese de Doutorado. (Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2021.

MARGOLICK, David. Strange Fruit: Billie Holiday e a biografia de uma canção. Tradução José R. Siqueira. Prefácio Hilton Als. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

MOTEN, Fred. Na quebra: A estética da tradição radical preta. Tradução Matheus Araujo dos Santos. São Paulo: Crocodilo; N-1 edições, 2023.

MOTEN, Fred. Ser prete e ser nada (misticismo na carne). In: BARZAGHI, Clara; PATERNIANI, Stella Z.; ARIAS, André (org.). Pensamento negro radical: antologia de ensaios. Tradução Clara Barzagui e André Arias. São Paulo: N-1 edições, 2021.

OKUNOYE, Oyeniyi. Signifying Blackness: The Black Aesthetic Revisited. África: Revista do Centro de Estudos Africanos, São Paulo, ns. 22-23, p. 121-128, 1999/2000/2001.

SILVA, Denise Ferreira da. A dívida impagável. Tradução e Revisão Amilcar Packer e Pedro Daher. São Paulo: Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019. E-Book.

TYNIANOV, J. Da evolução literária. In: Teoria da literatura. Formalistas russos. Dionísio Toledo (org.). Porto Alegre: Globo, 1976.

UEXKÜLL, J. von. (2001). The New Concept of Umwelt: A Link between Science and the Humanities. Semiotica, v. 134, n. 4, p. 111-123. http://doi.org/10.1515/semi.2001.018 Disponível em: https://www.degruyter.com/journal/key/semi/2001/134/html. Acesso em 18 jan.2024.

ULTRALIGHT Beam. Compositor: Kanye West, Mike Dean, Kelly Price et al. In: The Life of Pablo. Produtores: Kenye West; Mike Dean. EUA. Gravadora: Good Music, 20015-2016. Disponível em: https://genius.com/Kanye-west-ultralight-beam-lyrics. Acesso em 18 jan.2024.

VOLOŠINOV, Valentin. N. Marxism and the Philosophy of Language. Translated by Ladislav Matejka; I. R. Titunik. Cambridge; London: Harvard University Press, 1973.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Volkovo Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

WEST, Kanye. Ultralight Beam. Compositores: Kelly Price e outros. Sony, 2016.

Publicado

2024-10-21

Como Citar

Machado, I. (2024). Entoação visual negra em experimento audiovisual de Arthur Jafa . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/65290

Edição

Seção

Artigos