Diálogos na dissertação escolar: um estudo sobre os enunciados de senso comum e de polêmica
Palavras-chave:
Polêmica, Senso Comum, Argumentação, Dissertação EscolarResumo
Este estudo examina duas categorias dialógicas regidas pela argumentação nas redações argumentativas escolares, que respondem pela propagação de sentidos do senso comum (categoria de consenso) e de sentidos que se contrapõem ao senso comum (categoria de polêmica). Há três matrizes dialógicas observadas em redações escolares: os diálogos do sujeito-produtor com outras vozes sociais, com a proposta de redação e, principalmente, com o interlocutor-examinador. Esses diálogos inserem um conjunto de propriedades que ora são manifestações da categoria consensual ora da polêmica, e estão de acordo com o exercício argumentativo do texto. Entre as propriedades dialógicas estão a aplicação de noções generalizantes, a organização de enunciados descritivos, a observação de um raciocínio lógico formalizado, o rompimento com a proposta de redação, a inserção de enunciados interrogativo-retóricos e o uso de paráfrases extraídas da proposta.Downloads
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Publicado
2012-06-28
Como Citar
Guariglia, R. (2012). Diálogos na dissertação escolar: um estudo sobre os enunciados de senso comum e de polêmica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 88–106 / Eng. 87. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8877
Edição
Seção
Artigos