Diálogos na dissertação escolar: um estudo sobre os enunciados de senso comum e de polêmica

Autores

  • Rinaldo Guariglia Centro Universitário Unifafibe

Palavras-chave:

Polêmica, Senso Comum, Argumentação, Dissertação Escolar

Resumo

Este estudo examina duas categorias dialógicas regidas pela argumentação nas redações argumentativas escolares, que respondem pela propagação de sentidos do senso comum (categoria de consenso) e de sentidos que se contrapõem ao senso comum (categoria de polêmica). Há três matrizes dialógicas observadas em redações escolares: os diálogos do sujeito-produtor com outras vozes sociais, com a proposta de redação e, principalmente, com o interlocutor-examinador. Esses diálogos inserem um conjunto de propriedades que ora são manifestações da categoria consensual ora da polêmica, e estão de acordo com o exercício argumentativo do texto. Entre as propriedades dialógicas estão a aplicação de noções generalizantes, a organização de enunciados descritivos, a observação de um raciocínio lógico formalizado, o rompimento com a proposta de redação, a inserção de enunciados interrogativo-retóricos e o uso de paráfrases extraídas da proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rinaldo Guariglia, Centro Universitário Unifafibe

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Bebedouro (1988), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista – FCL/UNESP – Araraquara-SP (1997) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista – FCL/UNESP – Araraquara-SP (2008). Diretor geral da faculdade pública IMESB – Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro (2001-2002). Docente do Colegiado de Letras do Centro Universitário Unifafibe - Bebedouro-SP, desde 1994, onde exerceu a função de coordenador do curso de Licenciatura em Letras Inglês/Espanhol (2009-2010). Experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Estrutura, Organização e Funcionamento Discursivo e Textual, área de Análise de Discurso, desde 1993, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Bakhtinianos e Ensino: Leitura e Redação. Componente do Slovo – Grupo de Estudos do Discurso da FCL/UNESP/Araraquara, onde participei do Projeto de Pesquisa Discurso e Gênero: A Contribuição de M. Bakhtin, de 2004 a 2008. Membro efetivo do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) desde 1994.

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Guariglia, R. (2012). Diálogos na dissertação escolar: um estudo sobre os enunciados de senso comum e de polêmica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 88–106 / Eng. 87. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8877

Edição

Seção

Artigos