Diálogos na dissertação escolar: um estudo sobre os enunciados de senso comum e de polêmica
Mots-clés :
Polêmica, Senso Comum, Argumentação, Dissertação EscolarRésumé
Este estudo examina duas categorias dialógicas regidas pela argumentação nas redações argumentativas escolares, que respondem pela propagação de sentidos do senso comum (categoria de consenso) e de sentidos que se contrapõem ao senso comum (categoria de polêmica). Há três matrizes dialógicas observadas em redações escolares: os diálogos do sujeito-produtor com outras vozes sociais, com a proposta de redação e, principalmente, com o interlocutor-examinador. Esses diálogos inserem um conjunto de propriedades que ora são manifestações da categoria consensual ora da polêmica, e estão de acordo com o exercício argumentativo do texto. Entre as propriedades dialógicas estão a aplicação de noções generalizantes, a organização de enunciados descritivos, a observação de um raciocínio lógico formalizado, o rompimento com a proposta de redação, a inserção de enunciados interrogativo-retóricos e o uso de paráfrases extraídas da proposta.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Metrics
Chargements des mesures ...
Téléchargements
Publié-e
2012-06-28
Comment citer
Guariglia, R. (2012). Diálogos na dissertação escolar: um estudo sobre os enunciados de senso comum e de polêmica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 88–106 / Eng. 87. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8877
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Les auteurs concèdent à la revue tous les droits d’auteurs en ce qui concernent les travaux publiés. Les concepts émis dans les articles signés sont d’absolue et exclusive responsabilité de leurs auteurs.