O ensino da escrita argumentativa na perspectiva dialógica

Autores

  • Regina Braz da Silva Santos Rocha PUC/SP

Palavras-chave:

Escrita argumentativa, Perspectiva dialógica, Práticas sociais

Resumo

Neste artigo, pretendemos demonstrar parte dos resultados obtidos em dissertação de mestrado defendida em 2010, na qual foram analisadas as atividades didáticas de textos argumentativos escritos da coleção Português: Linguagens, destinada ao ensino médio. O objetivo é analisar como essa obra didática ensina a produzir textos argumentativos escritos. Em diálogo com os resultados, propomos um encaminhamento teórico-metodológico para o ensino da escrita argumentativa, na perspectiva dialógica, tendo como recorte a atividade didática O artigo de opinião e a perspectiva da construção de sentidos por parte do aluno. Considerando, a partir da análise, que as questões apresentadas na sequência não possibilitam ao aluno vivenciar as práticas sociais da escrita argumentativa, a sugestão didática aqui proposta procura interligar procedimentos de leitura e de interpretação com os conhecimentos necessários para a produção de textos argumentativos, de forma a possibilitar o estudo da língua na totalidade do enunciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Rocha, R. B. da S. S. (2012). O ensino da escrita argumentativa na perspectiva dialógica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 199–218 / Eng. 194. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8889

Edição

Seção

Artigos