O ensino da escrita argumentativa na perspectiva dialógica

Autores

  • Regina Braz da Silva Santos Rocha PUC/SP

Palavras-chave:

Escrita argumentativa, Perspectiva dialógica, Práticas sociais

Resumo

Neste artigo, pretendemos demonstrar parte dos resultados obtidos em dissertação de mestrado defendida em 2010, na qual foram analisadas as atividades didáticas de textos argumentativos escritos da coleção Português: Linguagens, destinada ao ensino médio. O objetivo é analisar como essa obra didática ensina a produzir textos argumentativos escritos. Em diálogo com os resultados, propomos um encaminhamento teórico-metodológico para o ensino da escrita argumentativa, na perspectiva dialógica, tendo como recorte a atividade didática O artigo de opinião e a perspectiva da construção de sentidos por parte do aluno. Considerando, a partir da análise, que as questões apresentadas na sequência não possibilitam ao aluno vivenciar as práticas sociais da escrita argumentativa, a sugestão didática aqui proposta procura interligar procedimentos de leitura e de interpretação com os conhecimentos necessários para a produção de textos argumentativos, de forma a possibilitar o estudo da língua na totalidade do enunciado.

Downloads

Metrics

PDF views
758
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202667
|

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Rocha, R. B. da S. S. (2012). O ensino da escrita argumentativa na perspectiva dialógica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 199–218 / Eng. 194. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8889

Edição

Seção

Artigos