O ensino da escrita argumentativa na perspectiva dialógica

Autores/as

  • Regina Braz da Silva Santos Rocha PUC/SP

Palabras clave:

Escrita argumentativa, Perspectiva dialógica, Práticas sociais

Resumen

Neste artigo, pretendemos demonstrar parte dos resultados obtidos em dissertação de mestrado defendida em 2010, na qual foram analisadas as atividades didáticas de textos argumentativos escritos da coleção Português: Linguagens, destinada ao ensino médio. O objetivo é analisar como essa obra didática ensina a produzir textos argumentativos escritos. Em diálogo com os resultados, propomos um encaminhamento teórico-metodológico para o ensino da escrita argumentativa, na perspectiva dialógica, tendo como recorte a atividade didática O artigo de opinião e a perspectiva da construção de sentidos por parte do aluno. Considerando, a partir da análise, que as questões apresentadas na sequência não possibilitam ao aluno vivenciar as práticas sociais da escrita argumentativa, a sugestão didática aqui proposta procura interligar procedimentos de leitura e de interpretação com os conhecimentos necessários para a produção de textos argumentativos, de forma a possibilitar o estudo da língua na totalidade do enunciado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2012-06-28

Cómo citar

Rocha, R. B. da S. S. (2012). O ensino da escrita argumentativa na perspectiva dialógica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 199–218 / Eng. 194. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8889

Número

Sección

Artigos