Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM

Autores

  • Henrique Evaldo Janzen Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Personagens, Livros didáticos, Ensino, Língua estrangeira moderna

Resumo

No presente trabalho, inserido em uma pesquisa mais ampla, analisamos, à luz da concepção bakhtiniana de literatura/linguagem, um livro didático de LEM Inglês, focando essencialmente, nesta investigação, o papel desempenhado pelas personagens na estruturação das unidades temáticas. Para o desenvolvimento da pesquisa, são mobilizados os conceitos do Círculo de Bakhtin de polifonia, exotopia e excedente de visão. Na análise, investigamos se as vozes discursivas são plenivalentes ou se prevalece o monopólio avaliativo do authorteam/autor em relação às personagens. No diálogo entre as áreas, aproximamos o estudo das personagens dos livros didáticos ao estudo sobre o papel da personagem no universo ficcional apresentado por Candido (1968), e buscamos, nessa aproximação, pontos de convergência entre as áreas da Literatura e dos materiais didáticos de línguas estrangeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Henrique Evaldo Janzen, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Língua e Literatura Alemã - USP. Professor no Departamento de Teoria e Prática de Ensino Setor de Educação - UFPR

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Janzen, H. E. (2012). Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 107–124 / Eng. 105. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8959

Edição

Seção

Artigos