Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM

Autores

  • Henrique Evaldo Janzen Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Personagens, Livros didáticos, Ensino, Língua estrangeira moderna

Resumo

No presente trabalho, inserido em uma pesquisa mais ampla, analisamos, à luz da concepção bakhtiniana de literatura/linguagem, um livro didático de LEM Inglês, focando essencialmente, nesta investigação, o papel desempenhado pelas personagens na estruturação das unidades temáticas. Para o desenvolvimento da pesquisa, são mobilizados os conceitos do Círculo de Bakhtin de polifonia, exotopia e excedente de visão. Na análise, investigamos se as vozes discursivas são plenivalentes ou se prevalece o monopólio avaliativo do authorteam/autor em relação às personagens. No diálogo entre as áreas, aproximamos o estudo das personagens dos livros didáticos ao estudo sobre o papel da personagem no universo ficcional apresentado por Candido (1968), e buscamos, nessa aproximação, pontos de convergência entre as áreas da Literatura e dos materiais didáticos de línguas estrangeiras.

Downloads

Metrics

PDF views
723
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202652
|

Biografia do Autor

Henrique Evaldo Janzen, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Língua e Literatura Alemã - USP. Professor no Departamento de Teoria e Prática de Ensino Setor de Educação - UFPR

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Janzen, H. E. (2012). Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 107–124 / Eng. 105. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8959

Edição

Seção

Artigos