Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM
Palavras-chave:
Personagens, Livros didáticos, Ensino, Língua estrangeira modernaResumo
No presente trabalho, inserido em uma pesquisa mais ampla, analisamos, à luz da concepção bakhtiniana de literatura/linguagem, um livro didático de LEM Inglês, focando essencialmente, nesta investigação, o papel desempenhado pelas personagens na estruturação das unidades temáticas. Para o desenvolvimento da pesquisa, são mobilizados os conceitos do Círculo de Bakhtin de polifonia, exotopia e excedente de visão. Na análise, investigamos se as vozes discursivas são plenivalentes ou se prevalece o monopólio avaliativo do authorteam/autor em relação às personagens. No diálogo entre as áreas, aproximamos o estudo das personagens dos livros didáticos ao estudo sobre o papel da personagem no universo ficcional apresentado por Candido (1968), e buscamos, nessa aproximação, pontos de convergência entre as áreas da Literatura e dos materiais didáticos de línguas estrangeiras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2012-06-28
Como Citar
Janzen, H. E. (2012). Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 107–124 / Eng. 105. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8959
Edição
Seção
Artigos