#StayAtHome: Active Responsiveness in Institutional Political Propaganda in View of the Covid-19 Pandemic

Authors

Keywords:

Dialogism, Active Responsiveness, Government Discourses, pandemic COVID-19

Abstract

This research is in line with the postulates of the Bakhtin Circle regarding the dialogism of language, particularly, the active responsiveness assigned to any utterance in response to others. Within the scope of Dialogic Discourse Analysis, we propose an interface with some elements of the Functional Discourse Grammar for linguistic analysis of utterances. Our objective is to evaluate how the responsive attitude is established in the discourse of the Government of São Paulo in regard to statements by the Federal Government, in order to build an institutional policy in times of covid-19 pandemic. Through the analysis of two videos, we have found that the responsive attitude which the Government of the State São Paulo seeks to demonstrate does not necessarily configure attitudes of responsibility towards the less fortunate. However, it reaches its objective, which is to oppose to the Federal Government’s discourse guiding the attitudes of the population in the pandemic scenario.

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Author Biographies

Paula Tatiana da Silva-Antunes, Universidade Federal do Acre

Professora do Magistério Superior no Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre, câmpus-sede de Rio Branco, possui Graduação em Licenciatura em Letras - habilitação dupla português/espanhol - pela Universidade Estadual de Londrina (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade, além de ser licenciada em Pedagogia. Atua como líder de Grupo de Pesquisa na UFAC (GEADEL - Grupo de Estudo em Análise de Discurso e Ensino de Línguas); é coordenadora pedagógica da área de Português como Língua Estrangeira/Língua Adicional do Programa Idiomas sem Fronteiras (UFAC); coordena o projeto de pesquisa: "Políticas linguísticas para práticas de Português como língua não materna no contexto acreano" (2018-2021); coordenou as Ações de Extensão: "Ensino de Línguas Estrangeiras" (2014) e "Curso de Capacitação para Professores: Português Língua Estrangeira/Adicional (PLE/PLA)" (2016); atuou como docente do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores - 2017); Representante, no Estado do Acre, do Programa Escrevendo o Futuro (2018); Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC). Possui experiência em Análise de Texto/Discurso; Formação de Professores; Ensino de Linguística, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa e Metodologia de Pesquisa Científica. 

Gabriela Oliveira-Codinhoto, Universidade Federal do Acre

Tem graduação em Letras (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto, e mestrado (2011) e doutorado (2016) em Estudos Linguísticos, ambos pela mesma instituição. Atualmente é professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre - Ufac, câmpus-sede de Rio Branco, onde atua na área de Língua Portuguesa, nos cursos de graduação, e onde atua, também, como professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) e do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional (ProfLetras). Publicou o livro "Estratégias de relativização e construções alternativas nas línguas indígenas do Brasil", em parceria com Roberto Gomes Camacho, pela Editora Cultura Acadêmica da UNESP em 2013. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (UNESP/CNPq) e do Grupo de Estudos em Análise de Discurso e Ensino de Línguas (Ufac/CNPq). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Gramática Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: Oração Relativa, Subordinação, Aquisição de Escrita, Línguas Indígenas Brasileiras e Tipologia Linguística. 

Aline Suelen Santos, Universidade Federal do Acre

Professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre - UFAC, câmpus de Rio Branco, em regime de Dedicação Exclusiva, possui Graduação em Licenciatura em Letras - habilitação dupla português/inglês (2010) - pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, Mestrado em Letras (2012), pela mesma instituição de ensino superior, Doutorado (2019) em Estudos Linguísticos, pela UNESP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e Escrita. Atua principalmente nos seguintes temas: as construções discursivas na escrita; oralidade e letramento, texto e discurso, teoria e análise linguística, mitos e símbolos no discurso literário. É membro do grupo de pesquisa Estudos sobre a linguagem (UNESP) e membro do grupo de pesquisa Estudos em Análise de Discurso e Ensino de Línguas (UFAC).

References

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Published

2021-11-08

How to Cite

Silva-Antunes, P. T. da, Oliveira-Codinhoto, G., & Santos, A. S. (2021). #StayAtHome: Active Responsiveness in Institutional Political Propaganda in View of the Covid-19 Pandemic . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(4), Port. 97–121 / En. 103. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/50095

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