Letramento, linguagem e escola

Autores/as

  • Hilda Aparecida Micarello Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Linguagem, Interação, Responsividade, Letramento, Gêneros do discurso

Resumen

Neste artigo, propomos uma reflexão sobre as contribuições da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin para a abordagem do conceito de letramentos na escola de educação básica. O projeto teórico do Círculo, que persegue a superação do dualismo entre vida e teoria, buscando compreender o vivido como evento, permite pensar as esferas da vida humana como instâncias nas quais se produzem enunciados em que os sujeitos assumem uma posição, uma atitude responsável em relação à vida. O fenômeno do letramento deve ser compreendido, para além da posse de novas tecnologias do ler e escrever, como a assunção pelos sujeitos de um posicionamento frente ao mundo. Essa perspectiva traz implicações para a abordagem dos letramentos, necessitando considerar, nas práticas pedagógicas, as relações de alteridade que se estabelecem entre alunos e professores e como, nessas relações, alteram-se os sujeitos e suas perspectivas sobre o que represente ler e escrever na contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Hilda Aparecida Micarello, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Programa de Pós-gradaução em Educação e do Programa de Pós-graduação profissional em gestão e avaliação da educação pública, ambos da mesma instituição.

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em letras pela UFF. Professora Adjunta do Departamento de Educação da UFJF e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF.

Publicado

2014-11-21

Cómo citar

Micarello, H. A., & Magalhães, T. G. (2014). Letramento, linguagem e escola. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 150–163 / Eng. 156. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19321

Número

Sección

Artigos