Dimensões de consciência possíveis na pesquisa e na escrita narrativa sobre si - uma perspectiva bakhtiniana

Autores/as

  • Vanessa França Simas Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas
  • Guilherme do Val Toledo Prado Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas
  • Jesús Domingo Universidad de Granada

Palabras clave:

Consciência, Narrativa, Pesquisa narrativa, Mikhail Bakhtin

Resumen

Este artigo problematiza a escrita narrativa e a pesquisa narrativa como meios potentes para tomadas de consciência e para o autodesenvolvimento profissional. Para isso, apresenta movimentos possíveis em uma pesquisa narrativa na qual a pesquisadora investigou a própria prática, questionando-se como se constituíra professora no início da docência. Os diferentes lugares em que se colocava — de professora iniciante, professora-pesquisadora e pesquisadora — ao ser professora e pesquisar a própria prática de ensino lhe possibilitavam diferentes dimensões de consciência. Essas dimensões eram possíveis, pois, ao escrever reflexivamente sobre o trabalho e a pesquisa, produzindo acabamentos provisórios, a professora e pesquisadora se colocava em um lugar exotópico e ampliava as interações verbais, desse lugar e com outros interlocutores, enxergando o que antes não fora possível alcançar. A partir das percepções possíveis, construía novas memórias de futuro que lhe faziam reorganizar a prática em prol de seu desenvolvimento profissional e do aprendizado dos estudantes. 

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Publicado

2017-11-30

Cómo citar

Simas, V. F., Prado, G. do V. T., & Domingo, J. (2017). Dimensões de consciência possíveis na pesquisa e na escrita narrativa sobre si - uma perspectiva bakhtiniana. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 13(1), Port. 113–131 / Eng. 123. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/32164

Número

Sección

Artigos