Verbo-visualidade em perspectiva de leitura: (des)construção da compreensão ativa e criadora do texto

Autores/as

  • Elizangela Patrícia Moreira da Costa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palabras clave:

Leitura, Verbo-visual, Livro didático, Ensino Fundamental

Resumen

Este artigo objetiva discutir aspectos envolvidos na leitura de enunciados/textos cujo plano de expressão é o verbo-visual, presentes em duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, buscando compreender como o tratamento dado a esses enunciados, nos livros analisados, podem colaborar para a compreensão ativa e criadora do texto e para a formação de um leitor crítico. As análises foram fundamentadas na Teoria Dialógica da Linguagem, advindas de Bakhtin e o Círculo, e em estudos brasileiros sobre a dimensão verbo-visual do enunciado. O resultado revelou que as atividades referentes aos enunciados em questão pouco contribuem para o reconhecimento de sua dimensão verbo-visual como indissolúvel, o que inviabiliza o desenvolvimento de capacidades especiais para a leitura de enunciados verbo-visuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Elizangela Patrícia Moreira da Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2016) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio-sanduíche pela Universidade do Porto - Portugal. Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT (2011). Licenciada em Letras pela UFMT (1995). Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGEL) da Unemat-Cáceres. Membro egresso do Grupo de Pesquisa "Linguagem, Identidade Memória", coordeando pela Profa. Dra. Beth Brait (PUC-SP/CNPq). Temas de interesse: linguagem e discurso, letramento, multiletramentos, verbo-visualidade, livros didáticos.

Publicado

2018-05-13

Cómo citar

Costa, E. P. M. da. (2018). Verbo-visualidade em perspectiva de leitura: (des)construção da compreensão ativa e criadora do texto. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 13(2), Port. 32–54 / Eng. 30. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/35346

Número

Sección

Artigos