Poesia Ibero-americana: Citações e Representação do Modernismo em Antologias

Autores/as

  • Silvana Mabel Serrani Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palabras clave:

Antologia de poesia, Modernismo, Análise de Discurso, Dialogismo, Discurso de outrem

Resumen

Neste artigo estuda-se o discurso sobre o Modernismo hispano-americano e o Modernismo brasileiro - cruciais nas representações identitárias em Ibero-américa -, no paratexto das antologias Twentieth Century Latin-American Poetry, de Tapscott, e Apresentação da Poesia Brasileira, de Bandeira. A análise concentra-se no discurso de outrem - estilos linear e pictórico (Bakhtin, 1929/1988) – para a construção da autoria. Os resultados mostram propriedades de discurso dialético e de discurso ancorado na materialidade poética, e são relacionados ao desenvolvimento do gênero antologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Silvana Mabel Serrani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora titular do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), UNICAMP. Desde 1981 atua nas áreas de Análise do Discurso, LInguística Aplicada e Estudos Hispânicos. É pesquisadora do CNPq desde 1992. Seu projeto atual está concentrado nos estudos do gênero antologia par ao estudo da memória poético-cultural ibero-americana. Autora de artigos em revistas especializadas e dos livros A Linguagem na Pesquisa Sociocultural- um Estudo da Repetição na Discursividade, Discurso e Cultura na Aula de Língua e Letramento, Discurso e Trabalho Docente, entre outros.

Publicado

2011-05-24

Cómo citar

Serrani, S. M. (2011). Poesia Ibero-americana: Citações e Representação do Modernismo em Antologias. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (5), 34–53. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/5390

Número

Sección

Artigos