O teatro ateniense como cenário para as facções políticas: uma disputa de poder na comédia As rãs de Aristófanes (405 a.C.)

Autores/as

  • Dolores Puga UFMS

Palabras clave:

Teatro ateniense, Facções políticas, Choregía, Comédia As rãs

Resumen

O objetivo desse artigo é fundamentar uma avaliação sobre o final do século V a.C. em Atenas pelas lentes de uma comédia aristofânica. Atenta-se para a atuação das facções políticas (ou hetaireías), que não se restringiam apenas ao espaço das assembleias públicas, mas consolidavam, pelo financiamento das obras dramáticas, uma forma de atingir o público politicamente de maneira persuasiva: os cidadãos que poderiam votar nas ideias debatidas dentro das assembleias. Para tanto, propõem-se uma reflexão acerca do sistema da choregía como forma de dominação, uma análise acerca das orações de Andócides de 415 a.C. sobre as disputas pelo espaço político – seja atuando no teatro, seja de forma oculta, pela ação de grupos de sublevação de poder – e, por fim, uma investigação do tema no exame discursivo da comédia As rãs de Aristófanes (Bátrachoi – 405 a.C.).

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Publicado

2022-10-28

Cómo citar

Puga, D. (2022). O teatro ateniense como cenário para as facções políticas: uma disputa de poder na comédia As rãs de Aristófanes (405 a.C.) . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 17(4), Port. 132–162 / Eng. 143. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/58262

Número

Sección

Artigos