Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem
Palabras clave:
Compreensão responsiva, Ensino de leitura, Jogos educativos, LeituraResumen
Este artigo, embasado em pressupostos teóricos da teoria bakhtiniana, tem o objetivo de analisar as características das atitudes responsivas de alunos de duas turmas de 1ª ano do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza, durante a interação com textos em um jogo educativo voltado para o ensino de leitura em Língua Portuguesa. A análise é feita a partir de dados colhidos em um experimento-piloto que tinha como objetivo analisar a influência do uso de um Objeto de Aprendizagem (OA) no desenvolvimento de estratégias de leitura. Durante a tarefa de ler, verificou-se que o OA, devido à forma como propõe a tarefa e ao uso de tecnologia interativa para a aprendizagem, desenvolveu, nos alunos-usuários do jogo, atitudes responsivas ativas durante a complementação de significados do texto.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2012-06-28
Cómo citar
Araújo, N. M. S., Ribeiro, F. R., & Santos, S. F. dos. (2012). Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 4–23 / Eng. 4. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8867
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores le conceden a la revista todos los derechos autorales referentes a los trabajos publicados. Los conceptos emitidos en los artículos firmados son de absoluta y exclusiva responsabilidad de sus autores.