Os gêneros “desgenerizados”. Discursos na pesquisa sobre espanhol no Brasil

Autores/as

  • Adrián Pablo Fanjul Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Gêneros discursivos, Língua espanhola no Brasil, Gênero e diversidade linguística

Resumen

Em um corpus de comunicações apresentadas em congressos de mediano porte realizados no Brasil e referidos à língua espanhola, selecionamos aquelas que abordam problemáticas de gêneros denominados como “discursivos” e/ou “textuais”, e verificamos que a grande maioria delas trata também de assuntos de ensino. Para fins analíticos, observamos quatro questões nessas comunicações: que articulação teórica embasa o trabalho, se ele considera ou não a especificidade de uma língua estrangeira, se inclui algum gênero em especial como objeto da discussão e, nos casos que o incluem, como esse gênero ou os enunciados que o representam são relacionados com outros enunciados ou com diferentes instâncias do discurso. A análise apontou desconsideração de propriedades que, nos referenciais teóricos aludidos, aparecem como centrais na problemática de gêneros, juntamente com um abandono da materialidade linguístico-discursiva como lugar de indagação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adrián Pablo Fanjul, Universidade de São Paulo

Desde 2002, professor no Departamento de Letras Modernas da USP. Doutor em Linguística pela UNESP (2002). Pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (2006). Bolsista de nível 2 do CNPq.

Publicado

2012-06-28

Cómo citar

Fanjul, A. P. (2012). Os gêneros “desgenerizados”. Discursos na pesquisa sobre espanhol no Brasil. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 46–67 / Eng. 46. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8947

Número

Sección

Artigos