A dinâmica discursiva na formação de professores: discurso autoritário ou internamente persuasivo?
Mots-clés :
Discurso internamente persuasivo, Formação de professores, Enunciação, Expansão e contração dialógicas, Negociação de significadosRésumé
Este artigo, apoiado na perspectiva teórica sócio-histórico-cultural, discute a atividade na qual sujeitos se envolvem como constitutiva dos papeis sociais que exercem. Objetiva desencadear discussão acerca da dinâmica discursiva em contextos de formação crítico-colaborativa de professores, focalizando os discursos de autoridade e internamente persuasivo (BAKHTIN, 2010) e sua coocorrência nas situações de negociação de significados. Tal distinção constitui-se relevante por permitir compreender diferentes enunciados argumentativos ou não, proferidos por educadores em formação, que se proximam ou se distanciam daqueles proferidos por seus formadores ou por vozes teóricas isoladas da prática, indicando possibilidades de criação ou diminuição da expansão dialógica. A partir da ênfase no discurso internamente persuasivo, procura-se destacar o papel crítico-colaborativo da argumentação na formação de educadores. Exemplos selecionados de um corpus de pesquisa coletado em escola pública de São Paulo subsidiará a discussão, por sua vez, apoiada em Bakhtin (2010) e Vygotsky (1998; 2001).
Téléchargements
Metrics
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs concèdent à la revue tous les droits d’auteurs en ce qui concernent les travaux publiés. Les concepts émis dans les articles signés sont d’absolue et exclusive responsabilité de leurs auteurs.