A dinâmica discursiva na formação de professores: discurso autoritário ou internamente persuasivo?

Autores

  • Maria Cecília Camargo Magalhães PUCSP
  • Maria Otilia Guimarães Ninin UNIP-SP; COGEAE-PUC-SP
  • Ângela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa PUCSP

Palavras-chave:

Discurso internamente persuasivo, Formação de professores, Enunciação, Expansão e contração dialógicas, Negociação de significados

Resumo

Este artigo, apoiado na perspectiva teórica sócio-histórico-cultural, discute a atividade na qual sujeitos se envolvem como constitutiva dos papeis sociais que exercem. Objetiva desencadear discussão acerca da dinâmica discursiva em contextos de formação crítico-colaborativa de professores, focalizando os discursos de autoridade e internamente persuasivo (BAKHTIN, 2010) e sua coocorrência nas situações de negociação de significados. Tal distinção constitui-se relevante por permitir compreender diferentes enunciados argumentativos ou não, proferidos por educadores em formação, que se proximam ou se distanciam daqueles proferidos por seus formadores ou por vozes teóricas isoladas da prática, indicando possibilidades de criação ou diminuição da expansão dialógica. A partir da ênfase no discurso internamente persuasivo, procura-se destacar o papel crítico-colaborativo da argumentação na formação de educadores. Exemplos selecionados de um corpus de pesquisa coletado em escola pública de São Paulo subsidiará a discussão, por sua vez, apoiada em Bakhtin (2010) e Vygotsky (1998; 2001).

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Biografia do Autor

Maria Cecília Camargo Magalhães, PUCSP

Maria Cecília Camargo Magalhães is Dr in Education by the Virginia Polytechnic Institute and State University, USA, professor at the Applied Linguistic and Language Studies Post-Graduate Program at the Pontifical Catholic University. She conducts research with teacher continuing education within the theoretical frames of Socio-Historical- Cultural Activity Theory and Critical Reflection. She works with teaching-learning processes and her main interest is on theoretical- methodological issues towards critical research of collaboration.

Publicado

2014-06-27

Como Citar

Magalhães, M. C. C., Guimarães Ninin, M. O., & Lessa, Ângela B. C. T. (2014). A dinâmica discursiva na formação de professores: discurso autoritário ou internamente persuasivo?. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(1), Port. 129–147 / Eng. 138. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/17329

Edição

Seção

Artigos