O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização

Auteurs-es

  • Cecília Goulart UFF

Mots-clés :

Letramento, Alfabetização, Discurso, Compensação, Bakhtin

Résumé

O objetivo do artigo é analisar relações político-pedagógicas entre os conceitos de alfabetização e de letramento. O conceito de letramento é considerado como uma estratégia de compensação, enquanto o processo de alfabetização é compreendido em perspectiva discursiva. O Brasil tem apresentado historicamente dificuldades para universalizar a aprendizagem da leitura e da escrita de maneira socialmente significativa. Na direção da formação do cidadão crítico, discutimos modos de funcionamento da escola, no movimento de aprender-ensinar, com base na teoria da enunciação de Bakhtin.

 

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Publié-e

2014-11-21

Comment citer

Goulart, C. (2014). O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 35–51 / Eng. 40. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19514

Numéro

Rubrique

Artigos