Vozes em confronto no Núcleo Docente Estruturante de cursos de Letras: entre o prescrito e a prática institucionalizada

Auteurs-es

  • Jozanes Assunção Nunes Universidade Federal de Mato Grosso

Mots-clés :

Núcleo Docente Estruturante, Discursos oficiais, Discursos de professores, Dialogismo, Responsividade

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar as reações-respostas de professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Cursos de Letras de uma universidade pública aos discursos consignados nos documentos oficiais da educação que dispõem sobre o Núcleo nas instituições de ensino, focalizando as relações de tensão existentes entre os discursos envolvidos na interação verbal. Os fundamentos da Teoria Dialógica do Discurso, de viés bakhtiniano, orientam o estudo, favorecendo o debate em torno das refrações e revalorizações dos discursos legais relacionados à criação do NDE no âmbito dos cursos de graduação. A análise dialógica revela que os enunciados dos sujeitos da pesquisa interagem com as vozes oficiais que determinam a criação do NDE e, de algum modo, são respostas a elas, tanto acolhendo-as, como também alterando-as, recusando-as, desprezando-as, num contexto em que os cursos de Letras seriam avaliados por comissões de avaliadores do Ministério da Educação.

Biographie de l'auteur-e

Jozanes Assunção Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), com estágio de doutorado na Universidade Nova de Lisboa - Portugal, Mestra em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002) e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). É Coordenadora Administrativa de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Direito/UFMT. Atuou na Universidade de Cuiabá, onde exerceu as funções de Professora e Coordenadora do Curso de Letras; Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa /CNPq Linguagens, Educação e Tecnologia - GPLET; Assessora e Professora do Núcleo de Estudos Dirigidos não presenciais e Organizadora da Revista Científica LetrasMil. Atuou também como Professora Formadora na Universidade Federal de Mato Grosso para o Curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância e foi professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando especialmente nos seguintes temas: estudos bakhtinianos, currículo e formação de professores, ensino-aprendizagem de língua materna e desenvolvimento de materiais didáticos.

Publié-e

2018-05-13

Comment citer

Nunes, J. A. (2018). Vozes em confronto no Núcleo Docente Estruturante de cursos de Letras: entre o prescrito e a prática institucionalizada. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 13(2), Port. 117–138 / Eng. 111. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/35092

Numéro

Rubrique

Artigos