(Re)pensar a formação de leitores jovens: suportes, convergências e transposições associadas à literatura

Auteurs-es

  • Marília Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Melo Universidade Federal de Goiás

Mots-clés :

Leitura, Literatura juvenil, Convergência, Formação de leitores

Résumé

Este estudo parte de dados estatísticos sobre a leitura na vida de jovens entre 11 e 17 anos. Reflete-se sobre como (re)pensar a formação de leitores a partir de uma compreensão sobre o que é ler literatura no século XXI. Discute-se a mudança de suporte da leitura do livro à tela, não sob a perspectiva excludente ou com a intenção de defender um modo de acesso como melhor do que outro, pauta-se a importância de mediar a leitura de modo aberto aos diferentes suportes e formas que as tecnologias digitais de informação e comunicação têm oferecido. Apresentam-se reflexões para conceituar literatura no século XXI para em seguida apresentar alguns exemplos de como a literatura converge do texto escrito para outras mídias e vice-versa, o que faz pensar que os jovens estão lendo de diferentes formas e isso pode ser melhor aproveitado no processo de formação de leitores literários.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marília Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Programa de Pós-graduação em Educação, Porto Alegre, RS, Brasil; https://orcid.org/0000-0003-3911-5588; mariliaforginunes@gmail.com

Camila Melo, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás - UFG, Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, Goiânia, GO, Brasil; https://orcid.org/0000-0001-6160-4797; camila.melo@ufg.br

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Publié-e

2024-08-14

Comment citer

Nunes, M., & Melo, C. (2024). (Re)pensar a formação de leitores jovens: suportes, convergências e transposições associadas à literatura. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(3). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/64228

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