(Re)pensar a formação de leitores jovens: suportes, convergências e transposições associadas à literatura
Mots-clés :
Leitura, Literatura juvenil, Convergência, Formação de leitoresRésumé
Este estudo parte de dados estatísticos sobre a leitura na vida de jovens entre 11 e 17 anos. Reflete-se sobre como (re)pensar a formação de leitores a partir de uma compreensão sobre o que é ler literatura no século XXI. Discute-se a mudança de suporte da leitura do livro à tela, não sob a perspectiva excludente ou com a intenção de defender um modo de acesso como melhor do que outro, pauta-se a importância de mediar a leitura de modo aberto aos diferentes suportes e formas que as tecnologias digitais de informação e comunicação têm oferecido. Apresentam-se reflexões para conceituar literatura no século XXI para em seguida apresentar alguns exemplos de como a literatura converge do texto escrito para outras mídias e vice-versa, o que faz pensar que os jovens estão lendo de diferentes formas e isso pode ser melhor aproveitado no processo de formação de leitores literários.
Téléchargements
Références
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. A ciência da literatura hoje (Resposta a uma pergunta da revista Novi Mir). In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.
BRUNS, Axel. Towards Produsage: Futures for User-led Content Production. In: International Conference on Cultural Attitudes Towards Technology and Communication, 5., 2006, Tartu. Proceeding of the 5th International Conference on Cultural Attitudes Towards Technology and Communication. Tartu: School of Information Technology, 2006. pp. 275-284.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; São Paulo: Editora UNESP, 1998b.
CHARTIER, Roger. Cultura escrita, Literatura e História: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução Ernani Rosa.Porto Alegre: Artmed, 2001.
CHARTIER, Roger. Livro, mundo digital e leituras: práticas e apropriações. Goiânia: Editora UFG, 2022.
CHARTIER, Roger. Post scriptum: Do codex à tela: as trajetórias do escrito. In: CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução de Mary Del Priore. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998a. p. 95-111.
CHARTIER, Roger. Roger Chartier fala sobre analfabetismo digital. Nova Escola, [s. l.], 1 maio 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1898/roger-chartier-fala-sobre-analfabetismo-digital. Acesso em: 28 out. 2023.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300004. Acesso em: 09 out. 2023.
DOMINGOS, Ana Cláudia Munari. Hiperleitura e escrileitura: convergência digital, Harry Potter, cultura de fã. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.
FAGUET, Émile. A arte de ler. Tradução de Roseli de Fátima Dias Almeida Barbosa. Campinas, SP: Kírion, 2021.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
HAYLES, Nancy Katherine. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. Tradução de Luciana Lhullier e Ricardo M. Buchweitz. São Paulo: Global, 2009.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil: 5. ed. [S. l.]: IPL, 2020. 153 slides, color. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 10 nov. 2023.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução de Susana L. de Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.
LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
LITERATURA sem preconceito [Entrevista com João Luis Ceccantini]. Letra A: o jornal do alfabetizador, Belo Horizonte, ano 6, n. 23, p. 12-14, ago./set. 2010. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/JLA/2010_JLA23.pdf. Acesso em: 09 out. 2023.
MELO, Camila Alves de. Bookstagram & BookTube: efeitos de condução da conduta leitora a partir dos compartilhamentos entre influenciadores literários e seus seguidores. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
NIVEN, Jennifer. Por lugares incríveis. Tradução de Alexandra Esteche. 1. ed. São Paulo: Seguinte, 2015.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2022. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2022/. Acesso em: 10 nov. 2023.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia (org.). Escola e literatura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Tradução de Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
RÖSING, Tânia; RETTENMAIER, Miguel. Apresentação. In: HAYLES, Nancy Katherine. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. Tradução de Luciana Lhullier e Ricardo M. Buchweitz. São Paulo: Global, 2009. p. 9-11.
SOARES, Magda. Ler, verbo transitivo. In: PAIVA, Aparecida et al. (org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2008. p. 29-36. [Coleção Literatura e Educação].
TOFFLER, Alvin. A terceira onda. Tradução de João Távoa. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Les auteurs concèdent à la revue tous les droits d’auteurs en ce qui concernent les travaux publiés. Les concepts émis dans les articles signés sont d’absolue et exclusive responsabilité de leurs auteurs.