Partilha sensível e a corda de nó(s): emancipação e autonomia no ensino de Artes

Emancipación y autonomía en la enseñanza de las Artes

Auteurs-es

  • Thiago Francysco Rodrigues Cassiano Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Juliano de Camargo Sampaio Casimiro Universidade Federal do Tocantins

Mots-clés :

Docência em Artes, Educação básica, Partilha do sensível, Jacques Rancière

Résumé

O presente artigo propõe discutir a práxis estética e poética na performance arte Corda de Nó(s), com base nas narrativas teatral e visual direcionadas para a emancipação intelectual e para a ampliação do sensível a partir da experiência docente de uma unidade escolar pública municipal, da cidade de Palmas (TO). Esse estudo debruça-se em metodologia qualitativa de narrativa oral e exploratória e nos cadernos de campo dos pesquisadores, elaborados durante as atividades a que se refere este texto, em articulação com estudos bibliográficos, nos conceitos de preparo, desenvolvimento e conclusão do plano de aula da disciplina Artes, baseado no ensino universal, tal como proposto por Jacques Rancière.

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Biographie de l'auteur-e

Juliano de Camargo Sampaio Casimiro , Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto Doutor (Regime de dedicação exclusiva). Projeto Concluído. É Pós-Doutor em Educação (UNICAMP), Pós-Doutor, Doutor e Mestre em psicologia (USP) e Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP). Coordenador do Laboratório de Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento (CONAC), www.conac.net, e diretor do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica. Atua como diretor teatral e de espetáculos de dança no Tocantins e no interior de São Paulo.

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Publié-e

2024-05-14

Comment citer

Francysco Rodrigues Cassiano, T., & de Camargo Sampaio Casimiro , J. . (2024). Partilha sensível e a corda de nó(s): emancipação e autonomia no ensino de Artes: Emancipación y autonomía en la enseñanza de las Artes. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/64340

Numéro

Rubrique

Artigos