Contribuições de Ferdinand de Saussure, Mikhail Bakhtin e Émile Benveniste aos estudos de aquisição da linguagem no Brasil

Auteurs-es

Mots-clés :

Aquisição da Linguagem, Perspectiva Sociointeracionista, Perspectiva Dialógico-discursiva, Perspectiva Aquisicional Enunciativa

Résumé

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a presença do tema aquisição da linguagem nos trabalhos de Ferdinand de Saussure, Mikhail Bakhtin e Émile Benveniste, para, a partir de tal reflexão, descrever como essa presença deu origem a perspectivas de trabalho em torno do tema no panorama de pesquisa do Brasil. Focalizam-se três grandes perspectivas de estudo de aquisição da linguagem no país: a partir de pressupostos saussureanos, têm-se os estudos sociointeracionistas; na vertente bakhtiniana, tem-se a abordagem dialógico-discursiva; na esteira benvenistiana, encontra-se a perspectiva aquisicional enunciativa. A reflexão apresenta um quadro resumitivo com a configuração de cada perspectiva derivada da sua filiação aos autores em questão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marlete Sandra Diedrich, UPF

Professora e pesquisadora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.

Gabriela Golembieski, UPF

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, no Instituto de Humanidade, Ciências, Educação e Criatividade, da Universidade de Passo Fundo/, Rio Grande do Sul, Brasil, bolsista Capes I.

Marina de Oliveira, UPF

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) com bolsa Capes II. Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Formada em Letras - Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Références

BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. p. 3-192.

BENVENISTE, Émile. Estruturalismo e linguística. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Eduardo Guimarães, Marco Antônio Escobar, Rosa Atiê Figueira, Vandersi SantÁna Castro, João Wanderlei Geraldi, Ingedore G. Villaça Koch Campinas - SP: Pontes Editores, 1989. p. 11-28.

BENVENISTE, Émile. Vista d’olhos sobre o desenvolvimento da linguística. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. 5. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005a. p. 19-33.

BENVENISTE, Émile. Da subjetividade na linguagem. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. 5. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005b. p. 284-293.

BENVENISTE, Émile. Últimas aulas no Collège de France (1968 e 1969). Tradução Daniel Costa da Silva et al. Apresentação à edição brasileira e revisão da tradução Valdir do Nascimento Flores. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

CASTRO, Maria Fausta Pereira. Sobre o projeto de aquisição de linguagem e a obra de sua fundadora: uma homenagem a Cláudia Lemos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 47, n. 1/2, p. 11–16, 2011. DOI: 10.20396/cel.v47i1/2.8637265. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637265. Acesso em 30 mar. 2024.

DE LEMOS, Cláudia Thereza Guimarães. Língua e discurso na teorização sobre aquisição de linguagem. Letras de Hoje, 102, 1995, p. 9-29. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15683. Acesso em 10 fev. 2024.

DE LEMOS, Cláudia Thereza Guimarães. Desenvolvimento da linguagem e processo de subjetivação. Revista Interações, Campo Grande, v. V, n. 10, p. 53-72, jul/dez. 2000. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35401004. Acesso em 20 fev. 2024.

DE LEMOS, Cláudia Thereza Guimarães. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 42: 41-69, Jan./Jun. 2002. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637140. Acesso em: 01 mar. 2024.

DEL RÉ, Alessandra; ROMERO, Márcia (Org.). Na Língua do outro: estudos interdisciplinares em aquisição de linguagens. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

DEL RÉ, Alessandra; PAULA, Luciane de; MENDONÇA, Marina Célia. Aquisição da linguagem e estudos bakhtinianos do discurso. In: DEL RÉ, Alessandra; PAULA, Luciane de; MENDONÇA, Marina Célia. A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano. São Paulo: Contexto, 2014.

DEL RÉ, Alessandra; PAULA, Luciane de; MENDONÇA, Marina Célia. A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano. São Paulo: Contexto, 2014.

DEL RÉ, Alessandra; HILÁRIO, Rosângela Nogarini; VIEIRA, Alessandra Jacqueline. A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 12-38, jan./mar. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348071. Acesso em: 01 mar. 2024.

DIEDRICH, Marlete Sandra. Aquisição da linguagem: o aspecto vocal da enunciação na experiência da criança na linguagem. 2015. 147 p. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

DIEDRICH, Marlete Sandra; GOLEMBIESKI, Gabriela; BOLDORI, Ana Carolina. O papel das narrativas na aquisição da língua: deslocamentos enunciativos da criança que narra. Desenredo, 19, n. 02, p. 192-203, 2023. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/15175/114117667. Acesso em 20 mar. de 2024.

FIGUEIRA, Rosa Attié. Em torno da analogia: a contribuição de Saussure para a análise da fala da criança. Prolíngua, v. 10, n. 1, p. 174-189, jan./fev. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/27596/14835. Acesso em 29 mar. 2024.

FRANÇOIS, Frédéric. Enfants et récits: mises en mots et “reste”. Paris: Presses universitaires du Septentrion, 2004.

HILÁRIO, Rosângela Nogarini. A linguagem da criança como palco para as reflexões sobre o funcionamento da linguagem humana: uma entrevista com Alessandra Del Ré. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135117. Acesso em 30 mar. 2024.

KNACK, Carolina. De Benveniste às pesquisas prospectivas: a noção de deslocamento e seu valor teórico-metodológico. In: OLIVEIRA, Giovane Fernandes; ARESI, Fábio (Org.). O universo benvenistiano: enunciação, sociedade, semiologia. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 141-163.

JAKOBSON, Roman. Deux aspects du langage et deux types d’aphasie. In: JAKOBSON, Roman. Essais de linguistique générale. Les Fondations du langage. Traductión et préface Nicolas Ruwet. Paris: Minuit, 1963.

MALDONADE, Irani. Universal e singular: instâncias da língua na fala da criança. In: DA HORA, Dermeval et al. (Orgs.). ALFAL 50 anos: contribuições para os estudos linguísticos e filológicos. João Pessoa: Ideia, 2015. p. 4761-4771.

OLIVEIRA, Giovane Fernandes. Do homo loquens ao homo loquens scriptor: por uma perspectiva semiológico-enunciativa da aquisição da escrita. 2022. 428 p. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

OLIVEIRA, Giovane Fernandes; SILVA, Carmem Luci da Costa. O que os estudos sobre a aquisição devem a Benveniste. Eutomia, Recife, v. 1, n. 33. p. 153-184, jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2023.258892. Acesso em: 01 mar. 2024.

SAUSSURE, Ferdinand. Objeto da Linguística. In: SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. Organização Charles Bally e Albert Sechehaye. Colaboração Albert Riedlinger. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 2000. p. 15-25.

SILVA, Carmem Luci da Costa. A criança na linguagem: enunciação e aquisição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2009.

SILVA, Carmem Luci da Costa; OLIVEIRA, Giovane Fernandes. Nos rumores da língua: a escuta entre as enunciações falada e escrita da criança. Conexão Letras, Porto Alegre, v. 16, n. 25, p. 165-190, jan./jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/2594-8962.116837. Acesso em: 01 mar. 2024.

VIEIRA, Alessandra Jacqueline. Condutas argumentativas na fala infantil: um olhar sobre a constituição da subjetividade. In: DEL RÉ, Alessandra; ROMERO, Márcia (Org.). Na Língua do outro: estudos interdisciplinares em aquisição de linguagens. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 117-136.

VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico. Ensaio introdutório Sheila Grillo. Tradução, notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.

Publié-e

2024-12-14

Comment citer

Diedrich, M. S., Golembieski, G. ., & de Oliveira, M. (2024). Contribuições de Ferdinand de Saussure, Mikhail Bakhtin e Émile Benveniste aos estudos de aquisição da linguagem no Brasil. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 20(1). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/66059

Numéro

Rubrique

Artigos