A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem
Palavras-chave:
Aquisição da Linguagem, Criança, Abordagem dialógico-discursiva, Círculo de BakhtinResumo
O objetivo do presente artigo é mostrar quando e de que forma a abordagem dialógico-discursiva começou a servir de base para se pensar o processo de aquisição da linguagem, no Brasil e fora dele - especialmente na França. Essa linha teórica busca analisar a fala da criança a partir dos movimentos discursivos que compreendem a relação entre a criança e o seu interlocutor (outro), levando em consideração os contextos situacionais, a dialogia, a constituição dos sujeitos no discurso etc. Portanto, a) faremos referência aos autores responsáveis por essa abordagem, em uma es, retrospectiva; b) explicitaremos os aspectos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças; e c) abordaremos os aspectos metodológicos implicados nessa perspectiva teórica. Nosso intuito é discutir não apenas esse outro olhar lançado para a linguagem da criança, mas os desafios teórico-metodológicos que essa abordagem traz para o campo de investigação.