Crônicas de Milton Hatoum: dialogismo e emancipação na pós-modernidade

Autores

  • David Costa de Souza Universidade do Estado do Amazonas
  • Juciane Cavalheiro Universidade do Estado do Amazonas
  • Márcio Páscoa Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.1590/2176-4573p56046

Palavras-chave:

Crônica, Milton Hatoum, Dialogismo, Boaventura de Sousa Santos, Pós-modernidade

Resumo

O presente estudo analisa a narrativa de Milton Hatoum utilizando como corpus as crônicas “Um sonhador” e “Margens secas da cidade”. Objetiva problematizar as características discursivas e estéticas da criação literária de Hatoum, a partir da perspectiva dialógica proposta por Mikhail Bakhtin, explorando, no discurso artístico-literário do escritor amazonense, as posições axiológicas refratadas em sua narrativa. Relaciona ainda a perspectiva epistemológica de Boaventura Santos acerca do desperdício da experiência social na modernidade/pós-modernidade, discutindo a crítica ao paradigma da racionalidade atual denominado pelo autor de razão indolente. As análises iniciais alicerçadas nestas abordagens teórico-metodológicas evidenciam indícios, na narrativa cronística de Hatoum, que a aproxima de uma perspectiva contra-hegemônica e responsiva de representação literária. Pretende, assim, com esta inter-relação entre literatura, dialogismo e teoria do conhecimento, evidenciar as imbricações existentes entre o discurso sócio-histórico-econômico produzido pela crítica à modernidade/pós-modernidade e o discurso literário de Milton Hatoum.

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Biografia do Autor

David Costa de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas (2015), Graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2007). É professor de Língua Portuguesa do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus. Atualmente, integra o grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Linguística e Literatura - NUPELL, da Universidade do Estado do Amazonas.

Juciane Cavalheiro, Universidade do Estado do Amazonas

É Professora Associada da Universidade do Estado do Amazonas. Doutora em Linguística (2009) pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Linguística Aplicada (2005) e Graduada em Letras (2003) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Docente no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes na Universidade do Estado do Amazonas e atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Acre. É autora de Literatura e Enunciação (2010) e organizadora de diversas obras. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, no período de 2011-2017. Coordenou, como docente do curso de Letras, o Programa de Iniciação à Docência no período de 2014-2018. Coordenou, em 2019, o Programa de Residência Pedagógica. Foi Presidente do Grupo de Pesquisadores da Região Norte (GELLNORTE) no biênio 2017-2019. Em 2020, realizou Estágio Pós-doutoral sobre a obra de Milton Hatoum no Programa de Pós-Graduação de Literatura da UnB. Desenvolve suas pesquisas na perspectiva dos estudos enunciativos, ancoradas, sobretudo, nas ideias de Mikhail Bakhtin e Émile Benveniste. Coordena o grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Linguística e Literatura.

Márcio Páscoa, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Ciências Musicais Históricas pela Universidade de Coimbra (2003), com Pós-Doutorado pela UNICAMP (2020), fez Mestrado em Artes/Música: Musicologia no Instituto de Artes da UNESP (1996), mesmo lugar onde se graduou em Música: Instrumentos Antigos - Flauta Transversal Barroca e Flauta Doce (1994). Possui ainda graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1989) Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes e do Curso de Música da Universidade do Estado do Amazonas, onde coordena o Laboratório de Musicologia e História Cultural, já tendo também ocupado funções de coordenador de PPG, membro eleito do Consuniv e membro eleito da Câmara de Pesquisa. Foi também membro da Câmara de Pesquisa da FAPEAM, Suas principais linhas de pesquisa e atuação são História da Música, Ópera, Iconografia Musical, Teoria e História (Teoria das Tópicas Musicais, Esquemas de Contraponto, Retórica e Poética) e Prática Musical Historicamente Informada, sempre ligado ao contexto dos séculos XVIII e XIX. É autor e organizador de livros, capítulos, artigos em revistas indexadas e restauração de partituras inéditas (dentre elas, 6 óperas) com obras editadas no Brasil e em Portugal. É investigador colaborador do CESEM-UNL (Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa). Já dirigiu a Orquestra de Câmara da UEA e atualmente toca na Orquestra Barroca do Amazonas, a qual também dirige. Com este grupo ou sua formação camerística (Amazonas Baroque Ensemble) já se apresentou por mais de 40 cidades brasileiras em 16 estados de todas as regiões do país, assim como diversas cidades de Portugal, Espanha, França, Itália e Uruguai. Gravou 5CDs com obras do contexto criativo de Brasil e Portugal entre os séculos XVIII e XIX. Tem desenvolvido projetos de pesquisa sob o estipêndio da PETROBRAS, ELETROBRAS, FAPEAM, Secretaria de Cultura do Pará. Secretaria de Cultura do Amazonas e Associação Amigos do Theatro da Paz. Tais projetos também receberam apoio de entidades como FAPESPA, SESC, Fundação Tancredo Neves (PA), e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas, dentre outros. Tem integrado comissões científicas de diversos eventos no Brasil e no exterior. É parecerista frequente em revistas indexadas de Qualis A1 e A2. É membro da Academia Amazonense de Música e junto aos demais membros da OBA já recebeu a Medalha do Mérito Cultural da Academia Amazonense de Letras.

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Publicado

2022-08-11

Como Citar

Costa de Souza, D., dos Santos Cavalheiro, J., & Leonel Farias Reis Páscoa, M. . (2022). Crônicas de Milton Hatoum: dialogismo e emancipação na pós-modernidade . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 17(3), Port. 60–82 / Eng. 67. https://doi.org/10.1590/2176-4573p56046

Edição

Seção

Artigos