Between archetype, fear and reality

Iconographic methodology in teaching history

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72098

Keywords:

Teaching History, Image, Photo, Classroom

Abstract

History teachers can always use a variety of sources to enhance their classes, such as the use of images/photographs that are ready to help them liven up the school environment. Furthermore, iconographic collections are important supports for uncovering projects, conflicts, and values ​​that allow us to understand even the mechanisms of construction of the collective memory of a given society. Therefore, learning to read and interpret images can offer us ways to teach History and better understand the world we live in. This article presents important theoretical references and suggestions for activities that can be carried out in the classroom to help teachers who deal with the teaching-learning process of History in Basic Education. We have divided the text into two sections: theory (a brief iconographic historiography) and teaching History (successful pedagogical practices).

Author Biographies

José Luiz Xavier Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2024-), mestre em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco, UPE (2023), especialista em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG (2020), em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2020), em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), em Sociologia, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), em Coordenação Pedagógica e Planejamento, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, UPE/Campus Garanhuns (2012). Pesquisador no grupo de pesquisa ITESI (Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas) e no grupo de pesquisa NEAB (Núcleo de Estudos sobre África e Brasil) ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE/CNPq), estudante no grupo de pesquisa Política, Autonomia e Heterogeneidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CNPq), e Associado da Associação Nacional de História - Seção Pernambuco (ANPUH-PE). Atualmente é professor de História do quadro efetivo da rede municipal de ensino do município da Lagoa dos Gatos - PE, e professor de História do quadro efetivo da rede estadual da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE). Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História, Teoria da História, História do Brasil e História e Cultura Afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Antirracista, Decolonialidade, Religiões de Matrizes Africanas, Imaginário, Oralidade, História Oral, Identidade, Memória e Quilombo. 

Raphael Guazzelli Valerio, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em História - Faculdades Integradas Regionais de Avaré (2001), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor adjunto do departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do GPAH/UFPE e membro dos grupos de pesquisa GEPEF/UNESP e GEPIFHRI/UFPE. Tem experiência na área de Filosofia, História e Educação, com ênfase em Filosofia Política, Filosofia da História e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Biopolítica, Pós-Estruturalismo, Teoria e metodologia da História e das Ciências Humanas, Neo-marxismo italiano e Crítica do Neoliberalismo. Autores de referência: Agamben, Foucault, Negri, Laval, Dardot, Berardi, Virno.

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Published

2025-07-23

How to Cite

Xavier Filho, J. L., & Valerio, R. G. (2025). Between archetype, fear and reality: Iconographic methodology in teaching history. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72098. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72098