TRA L'IMMAGINE, L'IMMAGINARIO E L'AULA:

METODOLOGIA ICONOGRAFICA NELL'INSEGNAMENTO DELLA STORIA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72098

Parole chiave:

Insegnamento della storia, Immagine, Foto, Aula

Abstract

Gli insegnanti di storia possono sempre utilizzare una varietà di fonti per arricchire le loro lezioni, come l'uso di immagini/fotografie pronte ad aiutarli a vivacizzare l'ambiente scolastico. Inoltre, le raccolte iconografiche sono importanti supporti per scoprire progetti, conflitti e valori che ci permettono di comprendere anche i meccanismi di costruzione della memoria collettiva di una data società. Pertanto, imparare a leggere e interpretare le immagini può offrirci modi per insegnare la storia e comprendere meglio il mondo in cui viviamo. Questo articolo presenta importanti riferimenti teorici e suggerimenti per attività che possono essere svolte in classe per aiutare gli insegnanti che si occupano del processo di insegnamento-apprendimento della storia nella scuola di base. Abbiamo suddiviso il testo in due sezioni: teoria (una breve storiografia iconografica) e insegnamento della storia (pratiche pedagogiche di successo).

Biografie autore

José Luiz Xavier Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2024-), mestre em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco, UPE (2023), especialista em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG (2020), em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2020), em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), em Sociologia, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), em Coordenação Pedagógica e Planejamento, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, UPE/Campus Garanhuns (2012). Pesquisador no grupo de pesquisa ITESI (Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas) e no grupo de pesquisa NEAB (Núcleo de Estudos sobre África e Brasil) ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE/CNPq), estudante no grupo de pesquisa Política, Autonomia e Heterogeneidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CNPq), e Associado da Associação Nacional de História - Seção Pernambuco (ANPUH-PE). Atualmente é professor de História do quadro efetivo da rede municipal de ensino do município da Lagoa dos Gatos - PE, e professor de História do quadro efetivo da rede estadual da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE). Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História, Teoria da História, História do Brasil e História e Cultura Afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Antirracista, Decolonialidade, Religiões de Matrizes Africanas, Imaginário, Oralidade, História Oral, Identidade, Memória e Quilombo. 

Raphael Guazzelli Valerio, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em História - Faculdades Integradas Regionais de Avaré (2001), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor adjunto do departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do GPAH/UFPE e membro dos grupos de pesquisa GEPEF/UNESP e GEPIFHRI/UFPE. Tem experiência na área de Filosofia, História e Educação, com ênfase em Filosofia Política, Filosofia da História e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Biopolítica, Pós-Estruturalismo, Teoria e metodologia da História e das Ciências Humanas, Neo-marxismo italiano e Crítica do Neoliberalismo. Autores de referência: Agamben, Foucault, Negri, Laval, Dardot, Berardi, Virno.

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Pubblicato

2025-07-23

Come citare

Xavier Filho, J. L., & Valerio, R. G. (2025). TRA L’IMMAGINE, L’IMMAGINARIO E L’AULA:: METODOLOGIA ICONOGRAFICA NELL’INSEGNAMENTO DELLA STORIA. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72098. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72098