Entre a imagem, o imaginário e a sala de aula
A metodologia iconográfica no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72098Palavras-chave:
Ensino de História, Imagem, Foto, Sala de AulaResumo
O(a) professor(a) de História sempre pode recorrer a diversas fontes para potencializar suas aulas, como, por exemplo, o uso de imagens/fotografias que estão prontas para ajudá-lo a dinamizar o espaço escolar. Ademais, os acervos iconográficos constituem suportes importantes para desvendar projetos, conflitos e valores que nos permitem entender até os mecanismos de construção da memória coletiva de uma determinada sociedade. Logo, aprender a ler e a interpretar imagens, pode nos oferecer caminhos para ensinar História e melhor compreender o mundo em que vivemos. Este artigo apresenta referências teóricas importantes e sugestões de atividades que podem ser realizadas em sala de aula para auxiliar os(as) docentes que lidam com o processo de ensino-aprendizagem de História na Educação Básica. Dividimos o texto em duas seções: teoria (uma breve historiografia iconográfica) e ensino de História (práticas pedagógicas exitosas).
Referências
BERUTTI, Flávio; MARQUES, Adhemar. Ensinar e aprender história. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
BRODBECK, Marta de Souza Lima. Vivenciando a história: metodologia de ensino de história. Curitiba: Base Editorial, 2012.
CAVALCANTI, Carlos André; CAVALCANTI, Ana Paula. O que é o Imaginário? Olhar biopsicossocial da obra transdisciplinar de Gilbert Durand. João Pessoa: UFPB, 2015.
CHAUÍ, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
ROCHA PITTA, Danielle Perin. Iniciação à Teoria do Imaginário de Gilbert Durand. Curitiba: CRV, 2017.
WUNENBURGER, Jean-Jacques. O imaginário. São Paulo: Loyola, 2007.
KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: História, arte e imagem. Revista Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 151-168, dez. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/7964. Acesso em: 27 jan, 2025.
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê, 2002.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê, 2001.
MENEZES, Ulpiano T. Bezerra. Rumo a uma “história visual”. In.: MARTINS, José de Souza et al. O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005.
PAIVA, Eduardo Frana; ANASTASIA, Carla Maria Junho. Histórias, imagens e textos. Belo Horizonte: Dimensão, 2003.
PINTO, Júlio Pimentel; TURAZZI, Maria Inez. Ensino de História: diálogos com a literatura e a fotografia. São Paulo: Moderna, 2012.
TURAZZI, Maria Inez. A fotografia e o Ensino de História. In.: Informes e documentos. São Paulo: Editora Moderna, 2005. Disponível em:
SALIBA, Elias Thomé. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo de imagens. In.: BITTENCOURT, Circe Maria (Org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Luiz Xavier Filho, Raphael Guazzelli Valerio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

