Entre a imagem, o imaginário e a sala de aula

A metodologia iconográfica no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72098

Palavras-chave:

Ensino de História, Imagem, Foto, Sala de Aula

Resumo

O(a) professor(a) de História sempre pode recorrer a diversas fontes para potencializar suas aulas, como, por exemplo, o uso de imagens/fotografias que estão prontas para ajudá-lo a dinamizar o espaço escolar. Ademais, os acervos iconográficos constituem suportes importantes para desvendar projetos, conflitos e valores que nos permitem entender até os mecanismos de construção da memória coletiva de uma determinada sociedade. Logo, aprender a ler e a interpretar imagens, pode nos oferecer caminhos para ensinar História e melhor compreender o mundo em que vivemos. Este artigo apresenta referências teóricas importantes e sugestões de atividades que podem ser realizadas em sala de aula para auxiliar os(as) docentes que lidam com o processo de ensino-aprendizagem de História na Educação Básica. Dividimos o texto em duas seções: teoria (uma breve historiografia iconográfica) e ensino de História (práticas pedagógicas exitosas).

Biografia do Autor

José Luiz Xavier Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2024-), mestre em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco, UPE (2023), especialista em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG (2020), em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2020), em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), em Sociologia, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), em Coordenação Pedagógica e Planejamento, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, UPE/Campus Garanhuns (2012). Pesquisador no grupo de pesquisa ITESI (Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas) e no grupo de pesquisa NEAB (Núcleo de Estudos sobre África e Brasil) ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE/CNPq), estudante no grupo de pesquisa Política, Autonomia e Heterogeneidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CNPq), e Associado da Associação Nacional de História - Seção Pernambuco (ANPUH-PE). Atualmente é professor de História do quadro efetivo da rede municipal de ensino do município da Lagoa dos Gatos - PE, e professor de História do quadro efetivo da rede estadual da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE). Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História, Teoria da História, História do Brasil e História e Cultura Afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Antirracista, Decolonialidade, Religiões de Matrizes Africanas, Imaginário, Oralidade, História Oral, Identidade, Memória e Quilombo. 

Raphael Guazzelli Valerio, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em História - Faculdades Integradas Regionais de Avaré (2001), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor adjunto do departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do GPAH/UFPE e membro dos grupos de pesquisa GEPEF/UNESP e GEPIFHRI/UFPE. Tem experiência na área de Filosofia, História e Educação, com ênfase em Filosofia Política, Filosofia da História e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Biopolítica, Pós-Estruturalismo, Teoria e metodologia da História e das Ciências Humanas, Neo-marxismo italiano e Crítica do Neoliberalismo. Autores de referência: Agamben, Foucault, Negri, Laval, Dardot, Berardi, Virno.

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Publicado

2025-07-23

Como Citar

Xavier Filho, J. L., & Valerio, R. G. (2025). Entre a imagem, o imaginário e a sala de aula: A metodologia iconográfica no ensino de história. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72098. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72098