As contribuições do Pibid na formação continuada de supervisores(as)

Um estado da arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72718

Palabras clave:

Formação continuada, PIBID, Supervisor(a), Estado da Arte

Resumen

RESUMO: Este estado da arte, de natureza bibliográfica, busca mapear, sistematizar e analisar pesquisas no âmbito de mestrado e doutorado que tratam das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação continuada de professores(as) que atuam como supervisores(as). Foram analisadas 6 dissertações e 1 tese publicadas nos últimos cinco anos (2020-2025) por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), que foram organizadas nas categorias: tipos e metodologias de pesquisas, referenciais teóricos, tendências temáticas, resultados e lacunas. Os resultados apontam que a atuação como coformadores(as) no referido programa potencializa a ampliação e ressignificação de saberes, fortalece a identidade docente e estimula práticas pedagógicas inovadoras. Em contrapartida, persistem desafios institucionais e limites de atuação do papel de supervisor(a). Desse modo, considera-se a necessidade de ampliar o número de pesquisas que discutam o lugar do(a) supervisor(a) no contexto do PIBID, problematizando seus saberes, práticas e experiências.

Biografía del autor/a

Anna Catarine Amaral, Universidade Federal do Ceará

Professora alfabetizadora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. Mestranda em Formação Docente, pela Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Alfabetização de Crianças e Multiletramentos pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) da Universidade Estadual do Ceará (2022-2024).  Atualmente, atua como supervisora do PIBID e faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização GEPA, ACED/UFC. Como pesquisadora, atua nas seguintes linhas: formação docente inicial e continuada; alfabetização e multiletramentos; e educação infantil.

Luis Tavora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

É professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, atuando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado em Educação) nas linhas: Educação, Currículo e Ensino e História e Memória da Educação. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Concluiu Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq. Coordena o Projeto de Pesquisa Intitulado ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL. Atua nas áreas formação de professores; política educacional e financiamento da educação; movimentos sociais e escola; ensino de história e geografia; história da educação; sociologia e filosofia da educação; educação e religião; diretrizes curriculares; metodologias de ensino e ética.

Citas

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Publicado

2025-08-11

Cómo citar

Amaral, A. C., & Ribeiro, L. T. F. (2025). As contribuições do Pibid na formação continuada de supervisores(as): Um estado da arte. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e72718. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72718