The contributions of Pibid to the continuing education of supervisors

A state of the art review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72718

Keywords:

Continuing Education, PIBID, Supervisor, State of the Art

Abstract

ABSTRACT: This bibliographic state of the art aims to map, systematize and analyze master's and doctoral research which addresses the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) contributions to the continuing education of teachers who serve as supervisors. Six dissertations and one doctoral thesis published in the last five years (2020–2025) were analyzed using Bardin’s Content Analysis technique (2011). The studies were organized into the following categories: types and methodologies of research, theoretical frameworks, thematic trends, results, and research gaps. The findings indicate that supervisors' roles as co-educators in the program enhance and reframe their knowledge, strengthen their professional identity and encourage innovative pedagogical practices. On the other hand, institutional challenges and limitations in the supervisor's role still persist. Thus, it is considered necessary to expand the number of studies which discuss the place of the supervisor in the PIBID context, questioning their knowledge, practices and experiences.

Author Biographies

Anna Catarine Amaral, Universidade Federal do Ceará

Professora alfabetizadora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. Mestranda em Formação Docente, pela Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Alfabetização de Crianças e Multiletramentos pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) da Universidade Estadual do Ceará (2022-2024).  Atualmente, atua como supervisora do PIBID e faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização GEPA, ACED/UFC. Como pesquisadora, atua nas seguintes linhas: formação docente inicial e continuada; alfabetização e multiletramentos; e educação infantil.

Luis Tavora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

É professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, atuando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado em Educação) nas linhas: Educação, Currículo e Ensino e História e Memória da Educação. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Concluiu Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq. Coordena o Projeto de Pesquisa Intitulado ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL. Atua nas áreas formação de professores; política educacional e financiamento da educação; movimentos sociais e escola; ensino de história e geografia; história da educação; sociologia e filosofia da educação; educação e religião; diretrizes curriculares; metodologias de ensino e ética.

References

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Apresentação. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. PIBID. Brasília: Fundação Capes, [s.d.]. Disponível em: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 15 jul. 2025.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Pesquisas intituladas estado da arte: em foco. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, Itapetinga, v. 2, e021014, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/524/241. Acesso em: 09 jul. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Daiane Manoelina Lopes. Contribuições do Pibid Física UFLA na formação inicial e continuada de professores. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Lavras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufla.br/server/api/core/bitstreams/2ac7c8d7-4caa-4fc3-8b91-5b2c5d3defa8/content. Acesso em: 30 jun. 2025

GATTI, Bernadete Angelina. Formação continuada de professores: questões e desafios. Revista Brasileira de Educação, 2016.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução de Silvana Cobucci leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, Márcia Mendes de. PIBID Ciências Biológicas: Experiências formativas do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ariquemes. Marília, 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/a71507f6-956a-46b8-bef9-3ae0b3603481/content. Acesso em: 24 jun. 2025.

NASCIMENTO, Edineia Gonçalves do. A formação continuada de professoras supervisoras do PIBID de Pedagogia: contribuições para ressignificação da profissionalidade docente. 2021. 93 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufla.br/server/api/core/bitstreams/1f7e0cac-18ee-4a0d-958d-81a5900ab4e5/content. Acesso em: 5 jul. 2025.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/. Acesso em: 21 out. 2024.

OLIVEIRA, Magna Ioná Carvalho. Desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica: relação entre Universidade-Escola. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2022. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11571480. Acesso em: 07 jul. 2025.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-40.

PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro. [Orgs]. Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. Vol. 2. São Paulo: Loyola, 2008.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. P.; ENS, Romilda. Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 09 jul. 2025.

SANTOS, Antonio Higor Gusmão dos. Formação continuada e o PIBID: uma análise à luz do ciclo de políticas dos/as professores/as supervisores/as da educação básica do subprojeto de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão. 2023. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4577. Acesso em: 22 jun. 2025

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da Educação na Universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007. Disponível

em:https://www.scielo.br/j/cp/a/6MYP7j6S9R3pKLXHq78tTvj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 out. 204.

SERRANO, Maria Eugênia Lopes. Contribuições do PIBID para metodologias no ensino de Matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Presidente Prudente, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/5479d0e2-1626-48c0-b29a-498731f5af87/content. Acesso em: 5 jul. 2025.

SILVA, Cicera Mônica Rodrigues da. Formação continuada de supervisores/as: o PIBID-URCA na construção de saberes e práticas para o ensino de história (2018 - 2022). 2025. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2025) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=118607. Acesso em: 20 jun. 2025

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Estados da Arte: aparando arestas na compreensão dessa modalidade de pesquisa. Ciência & Educação, Bauru, v. 29, e23034, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/vZDnsY48PqFyr5Jc7N7htbp/?lang=pt. Acesso em: 09 jul. 2025.

Published

2025-08-11

How to Cite

Amaral, A. C., & Ribeiro, L. T. F. (2025). The contributions of Pibid to the continuing education of supervisors: A state of the art review. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e72718. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72718