As contribuições do Pibid na formação continuada de supervisores(as)
Um estado da arte
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72718Mots-clés :
Formação continuada, PIBID, Supervisor(a), Estado da ArteRésumé
RESUMO: Este estado da arte, de natureza bibliográfica, busca mapear, sistematizar e analisar pesquisas no âmbito de mestrado e doutorado que tratam das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação continuada de professores(as) que atuam como supervisores(as). Foram analisadas 6 dissertações e 1 tese publicadas nos últimos cinco anos (2020-2025) por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), que foram organizadas nas categorias: tipos e metodologias de pesquisas, referenciais teóricos, tendências temáticas, resultados e lacunas. Os resultados apontam que a atuação como coformadores(as) no referido programa potencializa a ampliação e ressignificação de saberes, fortalece a identidade docente e estimula práticas pedagógicas inovadoras. Em contrapartida, persistem desafios institucionais e limites de atuação do papel de supervisor(a). Desse modo, considera-se a necessidade de ampliar o número de pesquisas que discutam o lugar do(a) supervisor(a) no contexto do PIBID, problematizando seus saberes, práticas e experiências.
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© Anna Catarine Amaral, Luis Tavora Furtado Ribeiro 2025

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