A MISE-EN-SCÈNE DE GOTHAM EM BATMAN BEGINS, DE CHRISTOPHER NOLAN
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64448Mots-clés :
Mise-en-scène, Batman Begins, cidadeRésumé
Esta investigação se propõe estudar a construção do ambiente urbano
de Gotham no filme Batman Begins (2005), de Christopher Nolan,
avaliando como a cidade fictícia é apresentada pelo viés da mise-enscène. A partir dos princípios teóricos estabelecidos por Noël Carroll
(1996), Edward Branigan (1992) e David Bordwell (2006), entre outros,
busco analisar os recursos empregados para a configuração fílmica de
Gotham, em particular o conceito de mise-en-scène pensado por
Bordwell e Thompson (2008), ou seja, a concatenação de cenografia,
caracterização, iluminação e atuação. A cidade cinematográfica,
segundo proponho, pode ser pensada como algo mais que um pano de
fundo para a ação dramática, tornando-se efetivamente o fator
desencadeador e condutor da narrativa fílmica.
Références
BARREIRA, C.A.M.F., Gárgulas: representações do feio e do
grotesco no contexto português: Séculos XIII a XVI. Tese de
doutorado, Doutoramento em Belas Artes, Especialidade de Ciências
da Arte, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.
BORDWELL, D. Narration in the Fiction Film. Madison: University
of Wisconsin Press, 1985.
______________. The Way Hollywood Tells It: Story and Style in
Modern Movies. Berkeley/Los Angeles/Londres: Univers. California
Press, 2006.
______________ et al. The classical Hollywood cinema: film style &
mode of production to 1960, New York, Columbia University Press,
______________; THOMPSON, K. Film Art: An Introduction, New
York: Mc Graw-Hill, 2001.
BRANIGAN, E. Narrative Comprehension and Film. New York:
Routledge, 1992.
_____________. O plano ponto de vista. In: RAMOS, F. Teoria
contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional.
São Paulo: SENAC, 2005.
CARROLL, N. Theorizing the moving image. Cambrige University
Press: 1996.
JESSER, J. D.; POURROY, J. The Art and Making of The Dark
Knight Trilogy. New York: Abrams, 2012.
JOURNOT, M. T. Vocabulário de Cinema. Lisboa: Edições 70, 2009.
LOEB, J (texto); SALE, T. (arte). Batman: Dia das Bruxas. Barueri:
Panini Comics, 2011.
MASCARELLO, F. História do Cinema Mundial. Campinas:
Papirus, 2006.
MIGUEL, A. D. Tóquio Ciberpunk. In: NAZARIO, L. A Cidade
Imaginária. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MILLER, F. Batman: o cavaleiro das trevas. São Paulo: Abril, 1989.
MILLER, F (texto); MAZZUCHELLI, D. (arte). Batman: Ano Um.
Barueri: Panini Comics, 2011.
O’NEIL, D. (texto); GIORDANO, D. (arte). O homem que cai. In:
Batman 70 anos vol. 2: os segredos da batcaverna. Barueri: Panini
Comics, 2011.
WALLACE, D. Batman: The World of the Dark Knight. New York:
DK Publishing, 2012.
WARSHOW, R. The Gangster as Tragic Hero. In: GROSS, J. The
Oxford book of essays. New York : Oxford University Press, 1991, pp.
-586.
Filmografia
BATMAN Begins. Direção: Christopher Nolan. Warner Bros., 2005.
DVD. (140 min.).
BATMAN: O Cavaleiro das Trevas. Direção: Christopher Nolan.
Warner Bros., 2008. 1 DVD (152 min.).
BATMAN: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Direção: Christopher
Nolan. Warner Bros., 2012. 1 DVD (165 min.)
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Vilson André Moreira Gonçalves 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.