A MISE-EN-SCÈNE DE GOTHAM EM BATMAN BEGINS, DE CHRISTOPHER NOLAN

Autori

  • Vilson André Moreira Gonçalves Universidade Tuiuti do Paraná, UTP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64448

Parole chiave:

Mise-en-scène, Batman Begins, cidade

Abstract

Esta investigação se propõe estudar a construção do ambiente urbano
de Gotham no filme Batman Begins (2005), de Christopher Nolan,
avaliando como a cidade fictícia é apresentada pelo viés da mise-enscène. A partir dos princípios teóricos estabelecidos por Noël Carroll
(1996), Edward Branigan (1992) e David Bordwell (2006), entre outros,
busco analisar os recursos empregados para a configuração fílmica de
Gotham, em particular o conceito de mise-en-scène pensado por
Bordwell e Thompson (2008), ou seja, a concatenação de cenografia,
caracterização, iluminação e atuação. A cidade cinematográfica,
segundo proponho, pode ser pensada como algo mais que um pano de
fundo para a ação dramática, tornando-se efetivamente o fator
desencadeador e condutor da narrativa fílmica.

Biografia autore

Vilson André Moreira Gonçalves, Universidade Tuiuti do Paraná, UTP

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2020). Graduado em Licenciatura em Artes Visuais (UEPG, 2006) e Especialista em História, Arte e Cultura (UEPG, 2008), ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua na área de Arte-Educação e realiza trabalhos em artes gráficas e memes. Atualmente investiga adaptações de histórias em quadrinhos para o cinema, cultura pop e convergências entre arte, política e cultura digital e leciona no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG). É administrador do perfil de divulgação de conhecimento artístico "História da Arte com o Tio Virso" no Instagram.

Riferimenti bibliografici

BARREIRA, C.A.M.F., Gárgulas: representações do feio e do

grotesco no contexto português: Séculos XIII a XVI. Tese de

doutorado, Doutoramento em Belas Artes, Especialidade de Ciências

da Arte, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

BORDWELL, D. Narration in the Fiction Film. Madison: University

of Wisconsin Press, 1985.

______________. The Way Hollywood Tells It: Story and Style in

Modern Movies. Berkeley/Los Angeles/Londres: Univers. California

Press, 2006.

______________ et al. The classical Hollywood cinema: film style &

mode of production to 1960, New York, Columbia University Press,

______________; THOMPSON, K. Film Art: An Introduction, New

York: Mc Graw-Hill, 2001.

BRANIGAN, E. Narrative Comprehension and Film. New York:

Routledge, 1992.

_____________. O plano ponto de vista. In: RAMOS, F. Teoria

contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional.

São Paulo: SENAC, 2005.

CARROLL, N. Theorizing the moving image. Cambrige University

Press: 1996.

JESSER, J. D.; POURROY, J. The Art and Making of The Dark

Knight Trilogy. New York: Abrams, 2012.

JOURNOT, M. T. Vocabulário de Cinema. Lisboa: Edições 70, 2009.

LOEB, J (texto); SALE, T. (arte). Batman: Dia das Bruxas. Barueri:

Panini Comics, 2011.

MASCARELLO, F. História do Cinema Mundial. Campinas:

Papirus, 2006.

MIGUEL, A. D. Tóquio Ciberpunk. In: NAZARIO, L. A Cidade

Imaginária. São Paulo: Perspectiva, 2005.

MILLER, F. Batman: o cavaleiro das trevas. São Paulo: Abril, 1989.

MILLER, F (texto); MAZZUCHELLI, D. (arte). Batman: Ano Um.

Barueri: Panini Comics, 2011.

O’NEIL, D. (texto); GIORDANO, D. (arte). O homem que cai. In:

Batman 70 anos vol. 2: os segredos da batcaverna. Barueri: Panini

Comics, 2011.

WALLACE, D. Batman: The World of the Dark Knight. New York:

DK Publishing, 2012.

WARSHOW, R. The Gangster as Tragic Hero. In: GROSS, J. The

Oxford book of essays. New York : Oxford University Press, 1991, pp.

-586.

Filmografia

BATMAN Begins. Direção: Christopher Nolan. Warner Bros., 2005.

DVD. (140 min.).

BATMAN: O Cavaleiro das Trevas. Direção: Christopher Nolan.

Warner Bros., 2008. 1 DVD (152 min.).

BATMAN: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Direção: Christopher

Nolan. Warner Bros., 2012. 1 DVD (165 min.)

Pubblicato

2023-11-30

Come citare

Gonçalves, V. A. M. (2023). A MISE-EN-SCÈNE DE GOTHAM EM BATMAN BEGINS, DE CHRISTOPHER NOLAN. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (30), 176–205. https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64448

Fascicolo

Sezione

Dossiê História e Arte