Fronteira Brasil-Paraguai (1930-1945)

Análise das práticas educativas a partir da categoria Organização do Trabalho Didático

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e73205

Mots-clés :

Fronteira sul de Mato Grosso, Educação escolar, Educação não escolar, Organização do trabalho didático, Ensino simultâneo

Résumé

Este trabalho analisa a educação na fronteira sul de Mato Grosso durante a Era Vargas (1930-1945), focando nas práticas educacionais dos ervais e Grupos Escolares na região fronteiriça com o Paraguai. O objetivo é examinar a organização do trabalho didático em contextos escolares e não escolares, trata-se de pesquisa bibliográfica que utiliza fontes científicas secundárias e a categoria teórica Organização do Trabalho Didático (OTD) de Gilberto Luiz Alves. O período é marcado por complexidades: crise capitalista, instabilidade política (coronelismo e banditismo), políticas nacionalistas de Vargas e abandono educacional. Na fronteira, as tensões se intensificavam devido à ausência estatal. Identificou-se nos ervais o trabalho como princípio educativo, com relações educativas diretas entre aprendizes e trabalhadores experientes na produção de erva-mate. Na educação formal, o Grupo Escolar Mendes Gonçalves (Ponta-Porã) já apresentava características do ensino simultâneo representando a transição da educação de atividade "tardia e supérflua" para necessidade social.

Bibliographies de l'auteur-e

Maísa Gabriela de Arruda Barreto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS/UUCG, Mestranda do Programa Profissional de Pós Graduação em Educação da UEMS - PROFEDUC/UEMS.

Carla Villamaina Centeno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, Doutora em Educação pela Univesidade Estadual de Campinas UNICAMP, Professora no Programa Profissional de Pós Graduação em Educação da UEMS - PROFEDUC/UEMS.

Samira Saad Pulchério Lancillotti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS (2000), Doutorado em Educação (Filosofia e História da Educação) pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2008). Pesquisadora e Professora Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com atuação no Mestrado Profissional em Educação/Campo Grande. PROFEDUC/UEMS.

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Publié-e

2025-09-06

Comment citer

Barreto, M. G. de A., Centeno, C. V. ., & Lancillotti, S. S. P. . (2025). Fronteira Brasil-Paraguai (1930-1945): Análise das práticas educativas a partir da categoria Organização do Trabalho Didático. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e73205. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e73205