<strong>DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES EM UM PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM (EEA) COMO FERRAMENTAS INVESTIGATIVAS E FORMATIVAS</strong>
Palavras-chave:
mentoria, professor iniciante, desenvolvimento profissional da docênciaResumo
Apresentamos algumas contribuições da realização de experiências de ensino e aprendizagem (EEA) para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e anlisamos como o seu uso se relaciona com a construção do conhecimento profissional e autonomia docente. Essas experiências são estratégias de intervenção, que assumem caráter investigativo, e foram adotadas numa pesquisa-intervenção, por meio de estratégias construtivo-colaborativas, sobre um Programa de Mentoria (PM), via Internet, conduzido por das autoras e por dez professoras experientes (mentoras) que acompanhou individualmente um grupo de professoras iniciantes durante períodos de três meses a dois anos e meio, por meio de correspondências eletrônicas. O PM tem como propósito auxiliar professores iniciantes a lidar com as dificuldades típicas dessa fase da carreira. A pesquisa-intervenção sobre o programa visou, entre outros objetivos, conhecer melhor e analisar o período de indução e a contribuição do PM para a diminuição das dificuldades das professoras iniciantes. Pautou-se em literatura sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, professores iniciantes, processos de mentoria e educação a distância. As fontes de dados foram correspondências mantidas entre cada professora iniciante e sua mentora, diários reflexivos, relatos autobiográficos e redação de casos de ensino das professoras iniciantes. Nesse artigo, além de descrever e analisar as características das EEA, apontamos os procedimentos para a sua realização e aapresnetamos alguns resultados obtidos. Discutimos as implicações do processo proposto para fomentar a aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência e a importância de políticas públicas voltadas para as fases iniciais da carreira docente.Downloads
Publicado
2014-04-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.