<strong>CURRÍCULO, CIVILIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA</strong>

Autores

  • Evandro Luiz Ghedin Universidade Estadual de Roraima

Palavras-chave:

currículo, cultura, formação docente, prática pedagógica

Resumo

Este artigo discute a relação entre currículo e pratica pedagógica, especialmente considerando a mediação de um projeto de formação cultural que se dá pela mediação da pratica no contexto escolar. A questão que se busca uma resposta está centrado no seguinte problema: as práticas pedagógicas presentes nas escolas estão desenvolvendo que tipo de currículo para que tipo de civilização que se construirá em decorrência dessa formação? O objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre as dimensões da pratica pedagógica, as concepções de docentes e gestores sobre currículo e a forma de sua operacionalização por meio do processo pedagógico escolar. A pesquisa estudou e analisou as concepções e praticas de professores e gestores sobre o currículo e suas possibilidades no cotidiano escolar. O método da investigação centrou-se em entrevistas estruturadas abertas e a analise e interpretação centrou-se na perspectiva da hermenêutica critica. A pesquisa foi concluída considerando os limites e perspectivas no processo educativo escolar sugerindo tomada de posição e decisão mais radical diante do contexto no qual nos encontramos.

Biografia do Autor

Evandro Luiz Ghedin, Universidade Estadual de Roraima

Professor no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Professor no Doutorado em Educação em Ciências da Rede Amazônica de Educação em Ciencias e Matematica (REAMEC) e no Doutorado em Educação da Universidade Federal do Amazonhas (UFAM).

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Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

Artigos