<strong>CURRÍCULO, CIVILIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA</strong>
Palavras-chave:
currículo, cultura, formação docente, prática pedagógicaResumo
Este artigo discute a relação entre currículo e pratica pedagógica, especialmente considerando a mediação de um projeto de formação cultural que se dá pela mediação da pratica no contexto escolar. A questão que se busca uma resposta está centrado no seguinte problema: as práticas pedagógicas presentes nas escolas estão desenvolvendo que tipo de currículo para que tipo de civilização que se construirá em decorrência dessa formação? O objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre as dimensões da pratica pedagógica, as concepções de docentes e gestores sobre currículo e a forma de sua operacionalização por meio do processo pedagógico escolar. A pesquisa estudou e analisou as concepções e praticas de professores e gestores sobre o currículo e suas possibilidades no cotidiano escolar. O método da investigação centrou-se em entrevistas estruturadas abertas e a analise e interpretação centrou-se na perspectiva da hermenêutica critica. A pesquisa foi concluída considerando os limites e perspectivas no processo educativo escolar sugerindo tomada de posição e decisão mais radical diante do contexto no qual nos encontramos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.