<strong>O REENCONTRO DAS DIFERENÇAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS CURRICULARES INTERCULTURAIS</strong>

Autores

  • Teodoro Adriano Costa Zanardi Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Interculturalidade, Integração, Currículo, Paulo Freire

Resumo

Trata-se de artigo fruto de pesquisa realizada na Alemanha sobre práticas curriculares comprometidas com uma educação intercultural. Desenvolvida sob uma perspectiva libertadora, a pesquisa busca expor a estreita relação entre a interculturalidade e a Pedagogia do Oprimido através da exposição do cotidiano de uma escola fundamental da periferia de uma grande metrópole alemã onde a presença das diferenças é personificada por um quadro multicultural que se efetiva na Europa pós-guerra. Este reencontro entre outrora colonizadores e colonizados traz novas referências para uma prática pedagógica comprometida com a autonomia, a liberdade, a solidariedade, o diálogo e a pronúncia da palavra, revelando como práticas educativas comprometidas com a integração se relaciona intrinsecamente com a teoria de Paulo Freire. A investigação se desenvolveu pela abordagem qualitativa, tendo como focos o Plano de Integração alemão, o Projeto Curricular do Estado da Renânia do Norte-Vestfália e o cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental deste Estado.

Biografia do Autor

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutor em Educação pela Universität zu Köln. Bolsista da CAPES 1165-10-0.

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Publicado

2013-08-31

Edição

Seção

Artigos