<strong>POLÍTICAS GERENCIAIS GLOBAIS E SUAS REVERBERAÇÕES NAS POLÍTICAS LOCAIS: UM EXAME A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE</strong>
Palavras-chave:
Gerencialismo, Recontextualização, Porto AlegreResumo
Este artigo examina quais as consequências da influência das concepções e políticas gerencialistas na esfera local das redes de escolas, em particular, o caso da rede municipal de Porto Alegre. Em primeiro lugar, a rede municipal em estudo é caracterizada, mostrando sua história diferenciada, pela vivência da experiência da Escola Cidadã. Em segundo lugar, o artigo examina os princípios gerencialistas e os caracteriza. Na sequência, analisa-se como concretamente se dá a recontextualização destes princípios e da concepção gerencialista quando ela passa a influenciar as políticas promovidas pela administração educacional da cidade. Nas conclusões aponta-se a necessidade de estudar complexamente os processos de recontextualização de concepções gerencialistas quando eles se materializam em políticas públicas.Downloads
Publicado
2013-08-31
Edição
Seção
Dossiê Temático - "POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO, GERENCIALISMO E CURRÍCULO"
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.