<strong>PESQUISANDO A FLEXIBILIDADE CURRICULAR: UM OUTRO JEITO DE FAZER EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO NA PERSPECTIVA FREIREANA</strong>
Palavras-chave:
ciclos de aprendizagem, currículo, pressupostos freireanosResumo
Este texto deriva-se de estudos realizados durante a pesquisa que deu origem à minha tese dedoutorado sobre a proposta de flexibilização curricular em ciclos de aprendizagem numaperspectiva freireana. Tal proposta caracteriza-se por um projeto em permanente construção,porque provoca a ruptura e superação da organização da escola seriada numa concepção deeducação bancária voltada para a seletividade e expulsão, sobretudo das camadas populares aoacesso ao conhecimento e a permanência na escola com qualidade social, enfim, ao direito àeducação e ao direito à vida. É uma possibilidade de fazer do processo ensino-aprendizagemum processo permanente de formação humana, um processo mais justo, articulado, orgânico econtínuo, de apreensão crítica de conhecimentos significativos, contextualizados e de valoreséticos universais. A proposta dos ciclos de aprendizagem busca ressignificar o processo deconstrução do conhecimento pelo educando, a partir do paradigma epistemológico críticoemancipatório,que articula as características sócio-culturais, considerando a realidade de cadaescola e dos educandos com a dimensão do processo ensino-aprendizagem. Tal propostaeducativa articula teoria-prática por meio da ação-reflexão-ação sobre as práticas eexperiências curriculares.Downloads
Publicado
2014-01-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.