ELEMENTOS DE INCLUSIVIDADE E CULTURA ESCOLAR: OUTRAS PERSPECTIVAS PARA A ANÁLISE DE UMA PRÁTICA CURRICULAR INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p345-375Palavras-chave:
Inclusion. Inclusiveness Elements. School CultureResumo
No contexto da educação inclusiva e da definição de parâmetros para definir uma prática que se caracterize como tal, este texto objetiva problematizar esses engessamentos a partir de outros elementos que nos possibilitem avançar nesse campo tão tenso e contraditório. Nesse sentido, as práticas curriculares inclusivas ganham uma dimensão substantiva, passando a ser denominadas práticas curriculares com elementos de inclusividade. Tais elementos, analisados à luz da categoria cultura escolar, trazem apontamentos que possibilitam reflexões acerca da inclusão enquanto elemento constituinte da escola sendo produzida gradualmente, rompendo com a ideia de que a inclusão é um modelo exemplar exterior à escola, e que por esta deve ser alcançada. As análises trazidas são resultantes de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo em uma escola pública estadual localizada em Belém/PA. Os resultados apontam que a prática curricular efetivamente inclusiva é aquela que possibilita ao aluno em situação de deficiência participar, produzir e se apropriar da cultura própria da escola.
Referências
ANJOS, Hildete Pereira. O conceito de inclusão nas falas de professores: deslizamentos de sentidos presentes no discurso. ANJOS, Hildete P. dos. Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. Curitiba, PR: CRV, 2011, p. 33-42.
AGÊNCIA EUROPEIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Educação Inclusiva e Práticas de Sala de Aula nos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Relatório Síntese, 2005. Disponível em: www.european-agency.org . Acesso em: 10 ago.2012.
CERTEAU, Michael de. A invenção do cotidiano: 1 artes de fazer. 18 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
DUARTE, Ana Cristina Santos. Educar e aprender na diversidade: um caminho para a inclusão. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UFBA/UESC, Salvador/BA, 2004.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil: elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 13-36.
FARIA FILHO, Luciano Mendes et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.1, p. 139-159, jan./abr.2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a08v30n1.pdf Acesso em: 06 ago.2012.
GONÇALVES, Irlen Antônio; FARIA FILHO, Luciano Mendes. História das culturas e das práticas escolares: perspectivas e desafios teórico-metodológicos. In: SOUSA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, Vera Teresa (orgs.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005, p. 31-58.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. Escolarização e cultura escolar no Brasil: reflexões em torno de alguns pressupostos e desafios. In: BENCOSTTA, Marcus Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 103-211.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GONÇALVES, Irlen Antônio. A produção da cultura escola em Minas Gerais. Práticas de professoras e alunos da escola primária. II Congresso da SBHE. 2002. Disponível em: www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema3/0323.pdf. Acesso em: 02 out.2012.
HERNANDES, Paulo. Emprego do sufixo “-dade”. 2008. Disponível em: http://www.paulohernandes.pro.br/. Acesso em: 20 out.2012.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Tradução: SOUSA, Gilese de. In: Revista Brasileira de História da Educação. no 1, jan./jun. 2001, p. 9-43. Disponível em: file:///C:/Users/Sony/Downloads/273-846-1-PB%20(1).pdf, Acesso em: 02 out.2012.
MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Nas trilhas da exclusão: as práticas curriculares da sala de aula como objeto de estudo. In: BUENO, José Geraldo Silveira; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; SANTOS, Roseli Albino. dos. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Santos – Araraquara, SP: Junqueira&Marin, Brasília, DF: CAPES, 2008.
PLETSCH, Marcia Denise; GLAT, Rosana. A escolarização dos alunos com deficiência intelectual em diferentes contextos educacionais. 34ª Reunião Anual da Anped. 2011. Disponível em: www.anped.org.br/app/webroot/34reuniao. Acesso em: 06 dez. 2012.
ROSSETTO, Elizabeth. et al. Aspectos históricos da pessoa com deficiência. In: Educere et Educere: revista de educação. vol. 1 n. 1 jan./jun. 2006, p. 103-108. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1013/865, Acesso em: 16 mar.2011.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
______. O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.
SANTIAGO, Sandra Alves da Silva. A inclusão da pessoa com deficiência: um débito histórico e social. s/d.
SILVA, Fabiany de Cassia. Tavares. Currículo como cultura da escola: os desenhos do ordenamento temporal e espacial da escola inclusiva. 27ª Reunião Anual da Anped. 2004. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/27/gt12/t124.pdf Acesso em: 02 dez.2012.
SOUZA, Rosa. F. de. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcus Levy (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 163-191.
VICENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. In: Educação em Revista. n. 33, jun/2001, p. 7-47. Disponível: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n33/n33a02.pdf , Acesso em: 02 ago.2012.
VIÑAO FRAGO, Antônio. Historia de la educación y historia cultural: posibilidades, problemas, cuestiones. In: Revista Brasileira de Educação. n.0, set/out./nov./dez. 1995, p. 63-82. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE0/RBDE0_06_ANTONIO%20VINAO_FRAGO.pdf, Acesso em: 27 ago.2012.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez.2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 30 mai. 2012.
______. Conhecimento e currículo: do socioconstrutivismo ao realismo social na sociologia da educação. Porto: Porto, 2010.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.