ELEMENTOS DE INCLUSIVIDADE E CULTURA ESCOLAR: OUTRAS PERSPECTIVAS PARA A ANÁLISE DE UMA PRÁTICA CURRICULAR INCLUSIVA

Amélia Maria Araujo Mesquita, Genylton Odilon Rêgo Rocha

Resumo


No contexto da educação inclusiva e da definição de parâmetros para definir uma prática que se caracterize como tal, este texto objetiva problematizar esses engessamentos a partir de outros elementos que nos possibilitem avançar nesse campo tão tenso e contraditório. Nesse sentido, as práticas curriculares inclusivas ganham uma dimensão substantiva, passando a ser denominadas práticas curriculares com elementos de inclusividade. Tais elementos, analisados à luz da categoria cultura escolar, trazem apontamentos que possibilitam reflexões acerca da inclusão enquanto elemento constituinte da escola sendo produzida gradualmente, rompendo com a ideia de que a inclusão é um modelo exemplar exterior à escola, e que por esta deve ser alcançada. As análises trazidas são resultantes de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo em uma escola pública estadual localizada em Belém/PA. Os resultados apontam que a prática curricular efetivamente inclusiva é aquela que possibilita ao aluno em situação de deficiência participar, produzir e se apropriar da cultura própria da escola.


Palavras-chave


Inclusion. Inclusiveness Elements. School Culture

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DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p345-375

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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