AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: FATORES INTERVENIENTES NO CONDICIONAMENTO DOS AVANÇOS

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p103-124

Palavras-chave:

Currículo. Ensino fundamental. Professores de Ciências.

Resumo

A tradição brasileira sinaliza que a construção do currículo, na imensa maioria das vezes, recorreu à atuação de consultores e especialistas em educação perfazendo um trabalho centralizado, prescritivo e vertical. Aos professores restou a opção de colocá-lo em prática. No entanto, existem algumas experiências da participação dos professores na elaboração do currículo. Este estudo analisa a participação de professores, em termos de possibilidades e limitações, na construção do currículo de ciências para as escolas públicas de Ensino Fundamental de uma das cidades mais ricas do Brasil. Trata-se de investigar o que podemos aprender com esse processo, considerando a falta de tradição nesse tipo de atuação no Brasil. Em 2013, especialistas em educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores participaram juntos dessa construção. A abordagem qualitativa, pesquisa-ação, orientou a coleta de dados que aconteceu por meio de entrevistas e observações realizadas com professores do Ensino Fundamental, anos finais, em um período de seis meses. Os resultados revelaram que a participação docente, com intensidades diferentes, induziu à formação e à colaboração que, no entanto, foram condicionadas por fatores intervenientes, tais como a falta de tempo, de apoio e de conhecimentos sobre o contexto. A compreensão do sentido da participação na construção do currículo fornece pistas importantes para os cursos de formação de professores, para os formadores e para os gestores escolares, que podem utilizar esses dados para preparar espaços destinados, entre outras coisas, à formação continuada.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP.

Doutor em Educação: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor dos cursos de pós-graduação em Educação e Coordenador do Observatório de Educaçao do grande ABC: Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP.

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Publicado

2017-03-31

Edição

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Artigos