AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ENSINO EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p274-292Palavras-chave:
Políticas Educativas. Sistema de Ensino. Escolas. Banco Mundial. MoçambiqueResumo
O presente artigo intitulado, As políticas educacionais e o ensino em questão, analisa as políticas educativas; a relação entre o sistema de ensino e as escolas e o contributo das instituições internacionais na organização e gestão da educação em Moçambique. Para esta discussão, parte-se de pressusposto de que as políticas educativas reflectem as intenções e as acções do governo no âmbito da educação e as escolas são tomadas como centro de concretização das políticas educativas. As escolas tornam-se espaço de convergência entre o sistema educativo e as práticas pedagógicas. Um estudo sobre a relação entre a escola e o sistema educativo permite compreender o funcionamento das escolas enquanto instituições políticas e educadoras e o sistema nacional de educação que expressa politicamente as intenções do Estado. Entende-se que discutir sobre as políticas educativas significa falar de reforma educacional contida nos documentos legais que supõe uma reorganização dos diversos níveis de ensino, dos currículos, das políticas e das escolas, da melhoria da qualidade de ensino. O artigo analisa também o impacto das instituições internacionais como o Banco Mundial na definição e na implementação das políticas educativas e os seus financiamentos no sector educacional em Moçambique.
Referências
BASÍLIO, Guilherme. Os saberes locais e o novo currículo do ensino em Moçambique. Maputo: Texto Editores, 2013.
BOLETIM DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, Lei 4/83 do SNE, Maputo, Imprensa Nacional, 1983.
BOLETIM DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, Lei 6/92 do SNE, Maputo, Imprensa Nacional, 1992.
CANDAU, Vera Maria, Reformas educacionais hoje na América Latina. In: MOREIRA, António Flavio Barbosa (Org.). Currículo: Políticas e Práticas. 9 ed. São Paulo: Papirus, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira de, TOSCHI, Mirza Seabra, Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LOFORD, André Blande. Autonomia: Gestão e avaliação das escolas. Portugal: ASA, 1998.
MOÇAMBIQUE. Agenda 2025: visão e estratégia da Nação. Maputo, Comité de conselheiros, 2003.
SOARES, Maria Clara Couto. Banco Mundial: políticas e reformas. In: DE TOMMASI, Livia, WARDE, Mirian Jorge, HADDAD, Sérgio (Orgs). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TORRES, Rosa Maria, Melhorar a qualidade de educação básica? Às estratégias do Banco Mundial. In: DE TOMMASI, Livia, WARDE, Mirian Jorge, HADDAD, Sérgio (Orgs). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.