OS USOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: DISCUSSÕES EM TORNO DA FLUÊNCIA DIGITAL E SEGURANÇA DOCENTE

Autores

  • Alaim Souza Neto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://orcid.org/0000-0002-5565-1367
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p504-523

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Fluência Digital. Segurança Docente. Usos de Tecnologias.

Resumo

Este artigo é uma síntese das discussões feitas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa “Educação, comunicação e tecnologias” e produzida a partir de demandas das ações e projetos do Observatório de Práticas Escolares (OPE)da UDESC com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa teve como objeto os usos das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) feitos pelos professores numa escola pública da rede municipal de educação de Florianópolis, mapeando quais desses usos são efetivados com mais ou menos frequência nas práticas escolares à luz da fluência digital a fim de contribuir com discussões no tocante à apropriação tecnológica do professor. Como objetivo, pretendemos apresentar algumas reflexões em torno da fluência digital do professor para usar essas TDIC na escola. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem etnográfica inspirada na Cartografia de Rolnik (2007). Como instrumentos, fizemos uso de questionários, observações e entrevistas com professores do Ensino Fundamental II. Dos resultados, a insegurança docente emerge como uma das barreiras ao uso das TDIC na escola. Por fim, defendemos que a fluência digital opera no professor como um elemento pedagógico de sua formação e que pode permitir usar as TDIC, superando o sentimento de insegurança que ronda os professores.

 

Biografia do Autor

Alaim Souza Neto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. Professor da Universidade São José e Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC.

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho, em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University. É Porfessora da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. 

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos