OS USOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: DISCUSSÕES EM TORNO DA FLUÊNCIA DIGITAL E SEGURANÇA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p504-523Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Fluência Digital. Segurança Docente. Usos de Tecnologias.Resumo
Este artigo é uma síntese das discussões feitas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa “Educação, comunicação e tecnologias” e produzida a partir de demandas das ações e projetos do Observatório de Práticas Escolares (OPE)da UDESC com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa teve como objeto os usos das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) feitos pelos professores numa escola pública da rede municipal de educação de Florianópolis, mapeando quais desses usos são efetivados com mais ou menos frequência nas práticas escolares à luz da fluência digital a fim de contribuir com discussões no tocante à apropriação tecnológica do professor. Como objetivo, pretendemos apresentar algumas reflexões em torno da fluência digital do professor para usar essas TDIC na escola. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem etnográfica inspirada na Cartografia de Rolnik (2007). Como instrumentos, fizemos uso de questionários, observações e entrevistas com professores do Ensino Fundamental II. Dos resultados, a insegurança docente emerge como uma das barreiras ao uso das TDIC na escola. Por fim, defendemos que a fluência digital opera no professor como um elemento pedagógico de sua formação e que pode permitir usar as TDIC, superando o sentimento de insegurança que ronda os professores.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BONILLA, Maria Helena Silveira. A presença da cultura digital no GT educação e comunicação da ANPED. Revista Teias. v. 13, n. 30, set/dez, 2012, p. 71-93. Disponível em: <http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/1361>. Acesso em: 10Mar. 2015.
CERNY, Roseli Zen; ALMEIDA, José Nilton de; RAMOS, Edla. Formação continuada de professores para a cultura digital. Revista e-Curriculum, São Paulo, n. 12, v. 2, p. 1331-1347, maio/out. 2014. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/766/76632206013.pdf>. Acesso em: 17 mai. 2015.
COSTA, Fernando Albuquerque et al. Competências TIC: estudo de implementação. Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE). Ministério da Educação. Lisboa: GEPE, 2008. (Plano Tecnológico de Educação, v. 1). Disponível em: <http://aprendercom.org/Arquivo/Competencias%20TIC_1.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2017.
COSTA, Fernando Albuquerque (Coord). Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Lisboa: Santillana, 2012. (Coleção Educação em Análise).
COSTA, Fernando Albuquerque. A utilização das TIC em contexto educativo: representações e práticas de professores. 2008. Tese (Doutorado)-Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2008. Disponível em: <http://aprendercom.org/comtic/wp-content/uploads/2013/01/TeseCostaF2008TICemContextoEducativo.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015.
COSTA, Fernando Albuquerque; VISEU, Sofia. Formação-Acção-Reflexão: um modelo de preparação de professores para a integração curricular das TIC. In: COSTA, Fernando Albuquerque; PERALTA, Helena; VISEU, Sofia. (Eds.). As TIC na educação em Portugal: concepções e práticas. Porto: Porto Editora, 2008. p. 238-259.
CUBAN, Larry. Oversold and underused: computers in the classroom. USA: Harvard University Press, 2001.
DUSSEL, Inés. Nuevas tecnologias? nuevas escuelas? reflexiones sobre el cambio escolar en los programas de una computadora por alumno. In: Seminário aulas conectadas: Inovação curricular e aprendizagem colaborativa no ensino básico, 2. Ed. Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, out. 2013.
INFANTE, Cristián; NUSSBAUM, Miguel. , 2010. Disponível em: <http://hmart.cl/home/wp-content/uploads/2013/06/Barreras_TIC_Aula.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2015.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
LUNARDI-MENDES, Geovana Mendonça (Coord.). Incorporación de TIC en la formación docente de los paises del Mercosur. Informe Brasil, 2013.
______. Tablets, computadores e laptops: análise sobre políticas, infraestrutura e aspectos pedagógicos da inserção de novas tecnologias na escola. Projeto de Pesquisa OBEDUC - Observatório da Educação, Edital n. 49/2012 e Proposta 24341. Florianópolis: UDESC, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PLACCO, Vera Maria Nidro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.
PRETTO, Nelson de Lucca; ASSIS, Alessandra. Cultura digital e educação: redes já!. In: PRETTO, Nelson de Lucca; SILVEIRA, S. A. (Orgs.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. p. 75-83.
PREVE, Ana Maria Hoepers. Mapas, prisões e fugas: cartografias intensivas em educação. 2010. 267 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Campinas: UNICAMP. 2010.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2007.
SCHNELL, Roberta Fantin; QUARTIERO, Elisa Maria. A sociedade da informação e os novos desafios para a educação. Revista Linhas, v. 10, n. 02, p. 104-126, jan./jun. 2009.
SILVA, Regina; JABER-SILVA, Michelle. O mapa social e a educaçãoo ambiental, diálogos de um mapeamento participativo no Pantanal, Mato Grosso, Brasil. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 24, n. 55, p. 201-221, jan./abr. 2015.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Caderno CEDES, v. 20, n. 50, p. 26-40, abr. 2000.
SOUZA, Joseilda Sampaio de; BONILLA, Maria Helena Silveira. A cultura digital na formação de professores. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 14, p. 23-34, set./dez. 2014.
SOUZA NETO, Alaim. Do aprender ao ensinar com as tecnologias digitais: mapeamento dos usos feitos pelos professores. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
TAPSCOTT, Don. Geração digital: a crescente e irreversível ascensão da geração net. São Paulo: Makron, 1999.
ZEICHNER, Kenneth M.; SAUL, Alexandre; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisar e transformar a prática educativa: mudando as perguntas da formação de professores: uma entrevista com Kenneth M. Zeichner. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 2211-2224, out./dez. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.